Governança de TI é destacado por Ministro do Tribunal de Contas da União

 O Ministro-substituto do Tribunal de Contas da União Augusto Sherman participou terça-feira (24), do 2º encontro dos diretores de TI da Justiça do Trabalho na sede do Tribunal Superior do Trabalho, onde realizou palestra que teve como tema central a Governança de TI. O TRT 14 foi representado pelo secretário de tecnologia da informação Robert Armando Rosa.

 

Com o aumento cada vez maior da dependência por serviços de Tecnologia da Informação, a Governança de TI tem sido uma das preocupações do TCU frente aos investimentos que são realizados na área pelos órgãos públicos.

 

O TCU já realizou dois levantamentos, através de questionários, objetivando mapear a realidade organizacional de todos os órgão públicos federais nas áreas de TI. Esses questionários, apontaram dados importantes e permitiram a medição do chamado iGovTI. Métrica criada pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação - SEFTI, visando criar indicadores que permitam acompanhar o desempenho e a evolução da Governança de TI nas organizações públicas.

 

No âmbito da Justiça do Trabalho, a Governança de TI está em alta frente a implantação do Processo Judicial Eletrônico ? Pje. O projeto, que tem meta de implantação para 10% das Varas do Trabalho em 2012, irá trazer a guarda dos autos processuais, totalmente para meios eletrônico que dependem dos serviços de Tecnologia da Informação para se manter em funcionamento.

 

O ministro do TCU citou a importância do envolvimento da alta administração com a governança de TI e o apoio na tomada de decisão para investimentos e projetos tem aspecto altamente relevante, demonstrando ser fator diferencial nos órgãos que estão mais avançados no iGovTI.

 

"Apesar dos benefícios serem claros, dependem principalmente da valorização da capacitação e do aumento de recursos humanos voltados para essa área. A melhora no processo de implantação da Governança de TI é mais um desafio que as administrações dos órgãos públicos devem enfrentar", destcaou Augusto Sherman.

 

 

Ascom TRT 14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia

Compartilhar este post