Ação de cidadania marca os 25 anos da Justiça do Trabalho em Rolim de Moura (RO)

A Vara do Trabalho de Rolim de Moura, localizada a 477 Km da Capital Porto Velho, completa 25 anos neste domingo (15/10), para comemorar a data os servidores e magistrados participaram de um evento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata, em um grupo de pedaladas pelas principais ruas da cidade, denominada "2º Pedal Rosa", em parceria com o Ministério Público do Trabalho e população local.
 

A VT de Rolim de Moura, uma das referências da Justiça do Trabalho da 14ª Região, foi criada pela Lei nº 8.432, de 11/06/1992 e instalada como Junta de Conciliação e Julgamento ¿ JCJ, no dia 15 de outubro de 1992. 
 
Com jurisdição que abrange as cidades de Rolim de Moura, Nova Brasilândia D'Oeste, Novo Horizonte do D'Oeste, Santa Luzia D'Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta D'Oeste, a Vara do Trabalho recebe em média o total de 1.180 processos anualmente. Até agosto deste ano, já recebeu 594 novas ações trabalhistas e solucionou o total de 618 ações, segundo dados consolidados no Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-gestão). 
 
Processo Judicial Eletrônico
 
Desde o dia 6 de dezembro de 2013 a VT de Rolim passou a receber os processos somente por meio eletrônico, com a instalação do Processo Judicial Eletrônico ¿ PJe, embora ainda hoje existam processos remanescentes no formado físico (papel). O PJe teve sua implantação em 100% nos estados de Rondônia e Acre, em 17 de março de 2014, na VT de Guajará-Mirim (RO)
 
A implantação do processo eletrônico proporciona celeridade processual. Recentes estatísticas nacionais divulgadas pelo relatório "Justiça em Números", do Conselho Nacional de Justiça ¿ CNJ, revelam que, em média, o processo eletrônico reduz em 50% o tempo de tramitação entre o ajuizamento da ação e a publicação da sentença, beneficiando ambas as partes do processo.
 
Ao longo dos 25 anos, foram juízes titulares da Vara do Trabalho de Rolim de Moura, Shikou Sadahiro (1993), Francisco de Paula Leal Filho (1993), Domingos Sávio Gomes dos Santos (1995/1997), Ricardo Turesso (2009/2000), Limbércio Coradini (2010), Juíza do Trabalho Silmara Negrett Moura (2010/2015).
 
Desde 29 de abril de 2015 o juiz do trabalho Wadler Ferreira é titular daquela unidade judiciária, sendo auxiliado atualmente pelo juiz do trabalho substituto Everaldo dos Santos Nascimento Filho, e conta com uma equipe de doze servidores e quatro estagiários do curso de direito, sendo eles:  Cláudio Pereira (Diretor), José Vieira de Araujo Filho, Joceni Ostrowski Zaneti, George Gomes da Silva Junior, Marciel Melocra, Sady Cardoso Pinto, Jorzeir Garcia Ferreira, Diego Souza Meneguitti, Ana Gabrielle Ladislau de Sena, Raul Pimenta Nogueira, Ademir Mondaro, Cleusa Aparecida Pacheco e os estagiários  Glauber Matheus Batista Lemos, Luana Karina Oliveira de Souza, Matheus Rodrigues Petersen, Monalisa de Wittardenghy.
 
Programas sociais
 
Os servidores e magistrados de Rolim de Moura, em meio as atividades diárias, ainda atendem em ações das Varas Itinerantes pela região e participam das atividades de responsabilidade socioambiental do TRT14, como "Justiça do Trabalho vai à Escola, "Justiça do Trabalho de Portas Abertas", "Justiça do Trabalho Solidária", além de  organizam Ciclos de Palestras, importante para a interação dos magistrados, servidores e a própria sociedade em geral
 
Ascom/TRT14
c/informações Núcleo de Gestão documental/Sç Memória Institucional)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte

Compartilhar este post