Alunos da Escola Jorge Luiz Moulaz de Ariquemes conhecem o funcionamento da Justiça do Trabalho
No dia oito de setembro, as Unidades Trabalhistas de Ariquemes receberam 22 alunos dos 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Luiz Moulaz. A visita foi proporcionada através da Ação de Responsabilidade Socioambiental "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
Acompanhados das professoras Wanuza Gurgel, Rose Vitorassi e Elenice Alves, os estudantes foram recepcionados pela Diretora do Fórum e titular da 2ª Vara do Trabalho de Ariquemes, juíza Cleide Aparecida Barbosa Santini, que de forma didática explicou aos alunos o funcionamento da Justiça do Trabalho. Participaram de uma audiência simulada, ocasião que a juíza destacou do papel do juiz como agente indispensável à pacificação social das relações jurídicas.
A magistrada falou aos alunos que sempre estudou em escola pública e frisou a importância da leitura no desenvolvimento pessoal. "Para atingir suas metas e objetivos depende do esforço e dedicação de cada um", concluiu.
Na 1ª Vara do Trabalho os alunos foram recepcionados pela Diretora de Secretaria em exercício, Viviani Vieira Lestenski, que mostrou o funcionamento e a atribuição de cada um dos setores da Unidade Trabalhista. Na sala de audiência, a juíza Renata Nunes Melo, ressaltou a importância da Justiça do Trabalho como meio de pacificação social e a preocupação de levar a justiça a todos. "A conciliação seria um instrumento alternativo de solução de litígios", destacou a juíza Renata.
Ascom/TRT14 (com informações e fotos: Raquel de Azevedo e Iris Picotti)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.