Arquivo Geral do TRT-14 recebe a visita de estudantes do Idep 

A visita técnica dos estudantes do Instituto Estadual de Educação Profissional ao Arquivo Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) foi proporcionada pelo programa de Responsabilidade Socioambiental Justiça do Trabalho de Portas Abertas

Cerca de 20 estudantes do Idep estiveram no Arquivo Geral do TRT-14 na manhã de sexta-feira (24). A visita do grupo teve o objetivo de aprimorar conhecimentos do curso técnico de secretaria escolar oferecido pelo Instituto.

A visita técnica dos alunos foi  acompanhada pela coordenadora de Gestão Documental, Memória e Arquivo, Raimunda Brito Pedraça, que apresentou a estrutura e a metodologia de trabalho desenvolvida na Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória do Tribunal. 

Raimunda Pedraça disse que essas visitas, além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, aproxima o Regional da sociedade. “Esse contato é muito importante para aprimorar o conhecimento destes estudantes sobre documentação e arquivo. Para o Tribunal é uma honra contribuir com a sociedade por meio do programa de Responsabilidade Socioambiental Justiça do Trabalho de Portas Abertas”, destacou a gestora da Coordenadoria.

Os estudantes tiveram contato com todo o processo de arquivamento e conheceram o funcionamento da Unidade. O grupo foi acompanhado pela professora de redação e técnica de arquivo do Idep, Radelfiane Balbino, que destacou a importância da experiência para os estudantes: “hoje eles estão aqui para conseguir compreender a relevância de guardar esses documentos e ver na prática como funciona todo o aprendizado que tiveram em sala de aula”. Segundo a professora, “um contato que ajuda os estudantes a compreenderem como se dá a tramitação documental no arquivo, os procedimentos e o valor histórico atribuído aos processos da Justiça do Trabalho”.

Para a estudante Fabíola Pereira, a visita agrega muito a todos que estão concluindo o curso. Ela disse ter ficado surpresa com a organização do arquivo. “A gente já passou por várias etapas e vimos que nem todas as instituições têm essa organização. Também tem a parte da tecnologia que ajuda bastante as pessoas nesse processo”, ressaltou.

Sobre o Arquivo Geral do TRT-14

O Arquivo Geral abriga um acervo de aproximadamente 31.182 caixas de arquivos, equivalente a 467.730 processos do regional. Tem documentos arquivados desde 1973, quando o Tribunal ainda era da oitava região. 

O acervo documental sob a guarda da Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória é composto por processos judiciais, administrativos e documentos encaminhados pelas Varas do Trabalho e unidades administrativas que compõem o regional Rondônia e Acre. 

O trabalho de arquivamento possui três fases:

  • Arquivo corrente -  aqueles que são utilizados diariamente na rotina da instituição, com consultas frequentes. São documentos importantes para o cotidiano dos servidores, por isso devem estar sempre à mão.
  • Arquivo intermediário - documentos que são utilizados de forma menos frequente, mas ainda precisam estar à mão para serem consultados quando necessário. Não fazem parte da rotina diária, mas são importantes para a tomada de decisões na instituição.
  • Guarda permanente - documentos que não são utilizados com frequência, mas precisam ser mantidos para serem consultados em momentos específicos ou para fins históricos. São importantes para compreender o caminho percorrido pela instituição.

Para agendar visitas ao Arquivo Geral e ao Memorial do TRT-14, basta entrar em contato pelo telefone: 69-3217-9464 ou pelo e-mail: arquivo@trt14.jus.br.


Secom/TRT14 (Yonara Werri | Fotos: Luiz Alexandre)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post