Caravana Trabalhista percorre os Estados de Rondônia e Acre até o final do Ano

 
A Ordem dos Advogados do Brasil ¿ Seccional Rondônia (OAB/RO), em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-TRT14) e a Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra), realizou, na última quinta-feira (30/3), no Auditório da OAB/RO em Porto Velho, a abertura da 1ª edição da "Caravana Trabalhista RO/AC: Relações de Trabalho em Debate". O projeto será realizado ao longo de 2017, e irá abranger sete municípios de Rondônia e dois do Acre, localizados às margens da BR 364.
 

A atividade realizada por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e Ejud-TRT14, com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro) e Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), tem como objetivo levar aos advogados, magistrados, estudantes de direito e demais profissionais da área, informações e palestras sobre relações de trabalho, cálculos trabalhistas, aspectos do Novo Código de Processo Civil aplicado à Justiça do Trabalho, reformas trabalhista e previdenciária, entre outros assuntos relacionados ao Direito do Trabalho.

Na abertura do evento, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressaltou a relevância do evento. "É com muita alegria que a OAB Rondônia, em parceria com o TRT14 e Aronatra, realiza esse evento em favor do nosso Estado de Direito, das liberdades individuais e sociais, e de toda a sociedade, presente e futura. É uma forma de disponibilizar diversos benefícios às sociedades de advogados e magistrados, de forma que proporcione aos profissionais a interação com especialistas na área para que tirem suas dúvidas, e, assim, possam exercer com excelência suas funções."
 
 
Foram ministradas palestras com os temas: "Reforma Trabalhista", pela vice-presidente da Abrat, Alessandra Camarano; "Reforma Previdenciária", pelos conselheiros federais da OAB/RO, Elton Assis e Breno de Paula e "Responsabilidade Civil Objetiva nas Ações Acidentárias Trabalhistas", pelo juiz do Trabalho Luiz José Alves dos Santos Junior.
 
De acordo com o magistrado do TRT14 existe uma celeuma jurídica sobre a aplicação da responsabilidade objetiva no âmbito das relações de trabalho e especialmente nas ações acidentarias. E o debate ganha importância, porquanto o Supremo Tribunal Federal irá julgar este conflito e sua decisão terá repercussão geral. Assim, o que for decidido na Corte Suprema irá atingir milhares de relações de trabalho assim como vai influenciar no julgamento dos magistrados sobre o assunto, concluiu Santos Junior.
 
O magistrado destacou a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14 Região, OAB-RO e Aronatra em levar as palestras durante a Caravana, com isso irá disseminar conhecimento em várias cidades de Rondônia e do Acre.
 
Também participaram do evento a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira; o presidente da Comissão OAB Jovem e coordenador de eventos da ESA/RO, Felipe Gurjão; a secretária-geral da Caaro, Helena Sadahiro, a vice-presidente da Ejud/TRT14, juíza Isabel Carla Piacentini, a presidente da Aronatra, Aline Correa; vários advogados, acadêmicos e operadores do Direito.
 
(atualizado em 05.04.2017)

Compartilhar este post