Cerimônia de entrega dos Certificados IGEST14 destaca resultados do Tribunal do Trabalho da 14ª Região

As unidades que receberam o “Certificado de Qualidade IGEST14 2023” foram apresentadas durante a reunião da 1ª RAE de 2014.

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou, nesta quinta-feira (20/6), a cerimônia de entrega dos Certificados IGEST14 2023, reconhecendo o desempenho das unidades. O evento, parte da programação da 1ª Reunião de Análise Estratégica (RAE) de 2024, apresentou as conquistas e metas alcançadas.

O presidente e corregedor do TRT-14, desembargador Osmar J. Barneze, abriu a cerimônia expressando gratidão e reconhecimento pelo trabalho de magistrados(as) e servidores(as) em prol da justiça do trabalho e da cidadania. Ele destacou o profissionalismo e dedicação das unidades de Apoio Direto, do Centro de Conciliação, da Sacle e da Secretaria de Precatórios, as quais contribuem significativamente para uma prestação de serviços efetiva e renomada em todo o país.

Em seguida, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Weslei Maycon Maltezo, apresentou a Proposta Inicial de Metas (PIME 2025). Ele enfatizou a importância das Reuniões de Análise das Estratégias desenvolvidas no Tribunal, bem como o compromisso dos gestores em cumprir indicadores e metas alinhadas com os objetivos estratégicos. Os(as) participantes também tiveram a oportunidade de opinar sobre as novas metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A cerimônia prosseguiu com a entrega dos “Certificados de Excelência IGEST14 2023” e dos “Certificados de Melhoria IGEST14 2023”. Essas certificações reconhecem as unidades que se destacaram no Índice Nacional da Gestão de Desempenho das Varas do Trabalho (IGest) da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, pelo qual o TRT-14 figura na primeira posição do ranking nacional com o maior número de varas no 1º quartil de desempenho.

No mais recente fechamento trimestral de 2024 do Índice, 28 das 32 varas do TRT-14 foram posicionadas no grupo de excelência, representando 87,50% do total de unidades nos estados de Rondônia e Acre.

Para receber o certificado, as unidades são avaliadas em cinco mesoindicadores do IGEST: acervo, celeridade, produtividade, congestionamento e força de trabalho, conforme definido na  Portaria GP N° 0946/2023.

Foto da Presidência reunida com alguns secretários e gestores durante cerimônia de entrega dos Certificados Igest.

Unidades do Trabalho premiadas

Das 32 Varas do Trabalho sob a jurisdição da 14ª Região, 28 tiveram a atuação reconhecida. As três melhores colocadas do Regional no IGest foram: a Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé, que alcançou o 6º lugar no ranking nacional; a 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (18º lugar) e a Vara do Trabalho de Pimenta Bueno (33º lugar).

Nas Unidades de Apoio Direto, as três melhores colocadas do Regional no IGest foram a Secretaria de Apoio ao Conhecimento, Liquidação e Execução, a Secretaria Judiciária de 1º Grau e o Cejusc Porto Velho/RO.

Além disso, as varas do trabalho que não figuraram no 1º quartil, mas apresentaram melhoria em relação ao ano de 2022, receberam o “Certificado de Melhoria IGEST14 2023”. Destacam-se, nessa categoria, a Vara do Trabalho de Vilhena e a 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco.

Após a cerimônia dos certificados IGEST14, foi realizada a primeira Reunião de Análise da Estratégia de 2024, com a participação dos membros do Comitê de Governança e Estratégia, magistrados(as) e gestores(as).  


Secom/TRT-14 (Yonara Werri | Fotos: Ana Clara Lages)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post