Coleprecor discute precedentes, inovação e grupo de presidentes dos Regionais 8, 11 e 14 iniciaram tratativas de cooperação entre TRTs da Amazônia
Notícia em Áudio
Encontro realizado no CSJT tratou de metas da Justiça do Trabalho, apresentou ferramentas tecnológicas e reforçou parceria entre tribunais da Região Norte.
Presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país participaram, nos dias 23 e 24 de setembro, da 7ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), realizada em Brasília (DF), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Durante o evento, foram debatidas pautas prioritárias para o fortalecimento da Justiça do Trabalho, como a consolidação da cultura dos precedentes qualificados, o uso da inteligência artificial no processo judicial eletrônico, os resultados da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista e a articulação institucional entre os TRTs da Região Amazônica para cooperação ao projeto de itinerância da Justiça do Trabalho.
O presidente e gestor de metas e governança do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, destacou a relevância do encontro. “Essas reuniões são espaços estratégicos para alinharmos boas práticas, avaliarmos resultados e construirmos, em conjunto, soluções para os desafios comuns aos tribunais regionais. A Justiça do Trabalho precisa estar cada vez mais integrada e próxima da sociedade, especialmente na nossa região amazônica”, afirmou o desembargador.
Precedentes e inovação tecnológica
Na abertura do encontro, o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, enfatizou a importância de decisões uniformes nos tribunais. Segundo ele, o fortalecimento dos precedentes qualificados contribui para a segurança jurídica e celeridade processual. “Casos iguais não podem ter decisões diferentes. Isso fortalece os tribunais e dá confiança à sociedade”, declarou.
O encontro também apresentou inovações tecnológicas desenvolvidas por tribunais regionais, como o Corisco Chat-JT, uma extensão para o navegador Google Chrome que integra a inteligência artificial da Justiça do Trabalho ao sistema PJe, e o Olimpo, painel estratégico do TRT da 13ª Região (PB) que reúne metas e indicadores em um único ambiente, já iniciada as tratativas para implantação no TRT-14.
Reconhecimento à cultura da conciliação
Durante a reunião, foi entregue a premiação da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025, que alcançou números recordes: mais de 34 mil acordos homologados, R$ 2 bilhões movimentados e 471 mil pessoas atendidas em todo o país. Os tribunais com melhor desempenho receberam certificados entregues pelo vice-presidente do TST, ministro Maurício Godinho Delgado.
Cooperação entre os TRTs da Amazônia
No encerramento do evento, os presidentes, vice-presidentes e corregedores e secretários gerais dos tribunais que atuam na Região Amazônica participaram de uma reunião paralela, na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), para tratar de ações conjuntas de itinerância, cooperação e integração institucional.
“Nosso objetivo é fortalecer a presença da Justiça do Trabalho nos territórios amazônicos por meio de parcerias, compartilhamento de boas práticas e ações itinerantes que garantam o acesso à Justiça mesmo nas localidades mais remotas”, ressaltou o desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, vice-presidente e corregedor do TRT-14.
Além da cooperação regional, a reunião também marcou o lançamento da chapa única para a próxima gestão do Coleprecor, composta por representantes dos TRTs da 1ª, 13ª e 19ª Regiões. A eleição ocorrerá em outubro, em Cuiabá (MT), e a posse está prevista para novembro, durante o encontro em Foz do Iguaçu (PR).
📌 O Coleprecor é uma entidade nacional que reúne os(as) presidentes e corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho, além da Presidência do TST, do CSJT e da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Atua como espaço de diálogo e articulação estratégica para o fortalecimento da Justiça do Trabalho em todo o país.
Secom/TRT-14 (Ana Lages, com informações do Coleprecor)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
