Correição com desdobramento da estratégia na 1ª VT de Porto Velho trará contribuição a outras unidades do TRT

 

O Tribunal está intensificando em toda a jurisdição as oficinas de desdobramentos da estratégia juntamente com as correições compartilhadas nas Varas do Trabalho, atendendo recomendação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Na 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho as atividades foram realizadas na segunda-feira e encerradas quinta-feira (16). Com as oficinas, está sendo desenvolvida uma nova metodologia de fazer correição, e além de dar um caráter de orientação pedagógica aos trabalhos correicionais, torna possível, também, a magistrados e servidores conhecerem as estratégias e planos aprovados pelo TRT 14 por meio do PEP 2009/2014 e, contribuírem para o alcance dos objetivos maiores da instituição.

 

Com a presença do gestor da unidade, juiz do trabalho titular Lafite Mariano, os servidores da 1ª VT de Porto Velho elegeram como visão de futuro para a unidade: "ser instrumento efetivo de multiplicação de boas práticas e de ações que promovam a prestação jurisdicional, de forma célere, inovadora, simplificada e compartilhada, com efetividade e harmonia".

 

A equipe da 1ª Vara aprovou ainda como valores, a "credibilidade, profissionalismo, atitude, presteza, interação, celeridade, inovação, comprometimento, acessibilidade e respeito às pessoas e ao meio ambiente."

 

Segundo o juiz Lafite Mariano, a correição compartilhada, que traz como principal inovação as oficinas de desdobramentos da estratégia, reforça o comprometimento da equipe com a instituição aumentando a presteza do atendimento jurisdicional, beneficiando diretamente o cidadão, alvo maior de todos os esforços da instituição na busca da efetividade e celeridade nos serviços jurisdicionais.

 

A metodologia, que identifica e fortalece a visão institucional de cada unidade judiciária correicionada, é definida por meio do "mapa de contribuição". Esse instrumento traduz os objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas da VT e elege o que e como auxiliará o Tribunal na condução da estratégia até 2016, após revisão e alinhamento de acordo com os cenários internos e externos.

 

O mapa é a vontade dos juízes e servidores que participam das dinâmicas de grupos conduzidas pelo servidor/instrutor designado pela Presidência, João Bosco Machado de Miranda, da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (APDI).

 

Segundo a presidente do TRT, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, o Tribunal iniciou a 1ª oficina de desdobramento da estratégia nos níveis tático e operacional nas Varas do Trabalho de Cruzeiro do Sul, Jaru, 1ª e 2ª VTs de Ariquemes e Ouro Preto do Oeste, paralelamente, às correições ordinárias nas unidades dos municípios do interior. Agora as atividades estão sendo estendidas às Varas do

 

Trabalho da capital de Rondônia.

 

 

A presidente e corregedora ressaltou que a nova metodologia traz como benefícios a agilidade ao processo de decisão na Vara do Trabalho, permite focar na estratégia do Tribunal e nos resultados, aumentar a capacidade gerencial e alcançar os objetivos da unidade e do TRT, promover consciência coletiva e visão de conjunto, explorar as oportunidades e mitigar as ameaças, estimular e motivar os servidores e magistrados, aprender, contribuir, refletir e agir de forma planejada.

 

O mapa de contribuição da 1ª VT de Porto Velho foi bastante elogiado pela corregedora regional, pois constatou que diversas boas práticas em execução na unidade correicionada, podem ser aplicadas em outras unidades judiciárias e no encontro de diretores do Tribunal.

 

 

 

 

 

Mapa de contribuição

 

Objetivos Estratégicos do TRT 14

Objetivos de Contribuição da Vara

Indicadores

da Vara

Metas

da Vara

Iniciativas e Projetos da Vara

Ampliar a eficiência a eficácia e a efetividade dos serviços prestados;

Melhorar as Relações Interinstitucionais e Entre as Unidades;

Melhorar e aperfeiçoar as práticas de gestão dos processos organizacionais;

Simplificar e Padronizar Processos e Rotinas de Trabalho;

Melhorar a Comunicação Interna e Externa;

Ampliar a disseminação e disponibilização das Informações aos Interessados e usuários de forma fácil e ágil.

 

 

Multiplicar as boas práticas de gestão de pessoas, procedimentos e de rotinas de trabalho existentes na unidade

Índice de multiplicação das inovações nas demais Varas do Trabalho

Compartilhar, até 2016, o maior número de boas práticas adotadas na 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho com as demais Varas do Trabalho.

Elaborar, até o dia 30.09.2012, PLANO DE AÇÃO, para o desenvolvimento de workshop presencial tendo como público-alvo os diretores e as equipes das Varas do Trabalho com o objetivo de compartilhar e disseminar as boas práticas e os modelos de gestão desenvolvidos pela 1ª Vara do trabalho de Porto Velho, contemplando os seguintes temas:

Gestão do Conhecimento e Definição dos documentos históricos e daqueles que podem ser eliminados; Aplicar e Desenvolver Boas Técnicas de Comunicação Interna e Externa; Como Utilizar as Ferramentas Disponíveis pela Secretaria de Tecnologia da Informação STI com

Criatividade, Inovação e resultados; Como Criar e Manter Equipes Motivadas e obter um Excelente Ambiente de Trabalho; Como Utilizar o Guia da Meta 5-2010-CNJ para Organizar, Simplificar Procedimentos, Rotinas e Processos de Trabalho.

 

Ascom/TRT14

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14

Siga o Twitter @TRTNoticia

 

Compartilhar este post