Correição do TRT-14 aponta aumento de produtividade na 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco/AC
A Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região (RO/AC) apresentou o resultado do trabalho realizado pela 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco/AC. Entre os pontos positivos destacados pela correição ordinária estão: aumento da produtividade, redução da taxa de congestionamento e prazos médios em geral, todos na fase de conhecimento.
A presidente e corregedora do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, ressaltou a evolução dos indicadores de produtividade na fase de conhecimento, que subiu de 73,67% em 2020 para 86,80% em 2021. “Esses dados demonstram o processo de melhoria das atividades da Vara, ou seja, o trabalho realizado apresenta ótimos resultados”.
Segundo a Corregedoria Regional, no período correcional ficou em 83,76%, acima da média do Tribunal e das varas similares. Quanto à taxa de congestionamento, o quadro se repete, saindo de 32,11% em 2020 para 23,48% em 2021. No período correcionado encontra-se em 24,04%, praticamente o mesmo índice do Tribunal e das varas similares.
Também foi pontuada a redução dos prazos médios na fase de conhecimento. O ajuizamento da ação até a prolação da sentença houve redução de 133,20 para 123,68 dias. Do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência baixou de 35,61 para 23,32 dias. Em relação a realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução houve pequeno crescimento de 260,26 dias para 272,45 dias. No que se refere ao prazo de conclusão até a prolação da sentença, manteve-se praticamente o mesmo índice: de 6,60 para 6,61 dias, em ótimo patamar.
A presidente destacou ainda o trabalho desenvolvido pela 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco. “Eu acredito no potencial da Vara, que é a maior de Rio Branco e tenho certeza que vamos alcançar grandes resultados. Nossa produtividade demonstra isso”, disse. Cesarineide pontuou o termo de cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que torna o TRT-14 piloto para o planejamento e realização de ações do Programa Justiça 4.0.
“O tribunal será piloto para receber as ações de inovação e efetividade deste revolucionário programa. Garantirá, sem dúvida, maior produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos. O Programa Justiça 4.0 virá para somar com a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo TRT a sociedade”, explicou a presidente do TRT-14.
O juiz Fábio Lucas Telles, titular da 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco, destacou os resultados em relação à produtividade. “Tivemos dificuldades em relação a pandemia, mas no geral conseguimos fazer um bom trabalho com a equipe. Procuramos fazer o tratamento mais justo e humanizado possível para os jurisdicionados”, enfatizou.
O secretário da Corregedoria Regional, Eduardo Morais, afirmou que os resultados são decorrentes do envolvimento e empenho da equipe. “É uma equipe consolidada, ciente de sua capacidade e dos pontos passíveis de melhorias. A Secretaria da Corregedoria Regional permanece à disposição para colaborar de modo positivo com o incremento no desempenho da 1ª Vara de Rio Branco”.
A 1ª Vara do Trabalho fica situada na Rua Benjamin Constant, N° 1121, Centro, Rio Branco. O atendimento presencial e virtual acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30.
>> Leia aqui a Ata de Correição na íntegra
Secom/TRT14 (Munique Furtado)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(Última atualização em 23/03/22, às 16h47)