Ejud enaltece realização de Encontros com Magistrados, Assessores e Assistentes
A Diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, enalteceu a realização do XXI Encontro Institucional de Magistrados e o II Encontro Institucional de Assessores e Assistentes de Magistrados, encerrados na sexta-feira (24/06).
Em Porto Velho (RO), servidores e magistrados iniciaram no último dia 22 a capacitação continuada, cuja programação foi voltada para a discussão e estudo sobre o Novo Código de Processo Civil (NCPC), palestras sobre Terceirização, Neurolinguística, Ações Civis Públicas e Coletivas e Dano Existencial nas relações de trabalho, além de Curso sobre Elaboração de Minutas de Voto e Oficina Prática de Elaboração de Sentença.
Na abertura do evento, na quarta-feira (22), a Desembargadora Cesarineide Lima ressaltou os desafios enfrentados para realizar os dois Encontros, mesmo em meio aos cortes orçamentários sofridos pela Justiça do Trabalho, agradeceu o apoio da Administração do Regional e dos parceiros institucionais. Sua fala foi procedida pelas da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14), Juíza Luzinália Moraes, e do presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal de Rondônia e Acre (Sindijufe), Raimundo Torres, os quais destacaram o papel de ambos no funcionamento da Justiça Trabalhista.
O evento também ficou marcado por homenagens. A primeira ao servidor Salem Sadeck, que faleceu na véspera e a outra foi para a Desembargadora do Trabalho, Elana Cardoso Lopes, que está se aposentando após quase 30 anos dedicados ao TRT14, sendo 26 como magistrada. As manifestações de carinho vieram dos servidores de seu Gabinete, Amatra14 e da Escola Judicial que apresentou um vídeo com depoimentos dos familiares.
Grupos de Estudo
Na dinâmica aplicada pela Ejud, os juízes dedicaram parte do Encontro para as atividades em grupos de discussão, tendo cada um coordenador e um relator, os quais ficaram responsáveis pela condução e organização dos trabalhos.
Os grupos abordaram os seguintes temas relacionados ao novo Código de Processo Civil: Grupo 1 - Aspectos gerais. Processo de Conhecimento; Grupo 2 - Sentenças e decisões; Grupo 3 - Recursos; e Grupo 4 - Execução.
Capacitação continuada
Já para os assessores e assistentes de magistrados, o Encontro foi uma capacitação continuada do Minicurso de Sentença promovido pela Escola em maio.
O Curso "Teoria e Prática de Elaboração de Minutas de Voto", sob a responsabilidade do Assessor de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Nivaldo Dóro Júnior, e a Oficina de Elaboração de Sentença, coordenada pela Juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Amanda Diniz Silveira, foram os principais momentos da programação.
Também participaram como palestrantes no período o Juiz do Trabalho do TRT14, Cleverson Oliveira Alarcon Lima, o Analista Judiciário do TRT14, Lucas Barbosa Brum, a Assistente de juiz da 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco (AC), Renata de Alencar Viana e Silva, o instrutor do Sebrae, Ms. Jorge Alberto Elarrat Canto, os Procuradores do Trabalho, André Canuto de Figueiredo Lima e Aline Riegel Nilson, o Juiz do Trabalho do TRT da 4ª Região, Marcelo Papaléo de Souza e o Juiz do Trabalho do TRT da 8ª Região, Ney Stany Morais Maranhão.
Ascom/TRT14 (Atualizado em 29/06/2016)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte