Encontro de assessores e assistentes de magistrados do TRT14 é encerrado em Porto Velho
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, por meio da Escola Judicial ¿ EJUD, reuniu durante três dias, os assessores e assistentes de magistrados do trabalho de Rondônia e Acre durante do III Encontro. O evento que foi teve início no dia 3 de setembro, foi realizado em Porto Velho e encerrou na quarta-feira 5/9, na oportunidade aconteceu palestras e interação sobre diversos temas desde os aspectos motivacionais, atualizações jurisprudenciais, gerenciamento de rotinas de trabalho, pontos da reforma trabalhista após sua implantação entre outros.
O juiz do trabalho substituto do TRT de Minas Gerais, Fabrício Lima Silva, falou no segundo dia do evento onde abordou sobre as últimas atualizações jurisprudenciais. Ele ressaltou que pós reforma trabalhista ainda pairam muitas dúvidas em todos os graus de jurisdição, até que o Tribunal Superior do Trabalho firme entendimentos, sobre isso destacou a jurisprudência mais atual do TST e do STF confrontando com o reflexo da Reforma Trabalhista.
Com o apoio do Núcleo de Gestão Documental/Biblioteca do TRT, o servidor Léo Aidar fez o lançamento de seu livro "Da autodescoberta à alta performance", na oportunidade autografou alguns exemplares e comentou sobre o que lhe fez produzir a obra, "eu comecei a perceber que precisa ser dito algo, como forma de despertar as potencialidades que carregamos dentro da gente. E as pessoas buscam conhecimento, elas precisam de uma resposta", afirma Aidar ao falar da importância do seu livro.
O assessor de gabinete e palestrante Lucas Brum falou sobre o tema 'Gerenciamento de Rotinas de Trabalho". Para o Brum "a desorganização reduz a produtividade e ocasiona baixa qualidade de serviços e produtos", e que a palestra teve o objetivo de implementar um gerenciamento adequado nas rotinas individuais e comuns. Já a juíza do trabalho substituta do TRT 14, Elisa Augusta de Souza Tavares, falou sobre decisões de secretarias.
O Secretário de Tecnologia da Informação ¿ SETIC, Robert Rosa, falou aos participantes sobre Segurança da Informação e Teletrabalho, enfatizou que "todo nosso trabalho está envolvido com tecnologia da informação, tendo papel fundamental, seja no processo eletrônico, na área administrativa ou na área judicial. Se a gente não tiver um computador por perto não conseguimos desempenhar nossas funções", concluiu o secretário.
Na parte da tarde o chefe da seção de psicologia do núcleo de Assistência à Saúde do TRT 14, o servidor e psicólogo Luiz Augusto de Freitas Guimarães ministrou uma palestra sobre habilidades sociais, seguido de uma palestra do juiz do trabalho titular da 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná - RO, Edilson Carlos de Souza Cortez, sobre o mundo contemporâneo e o trabalho, abordando o conceito de "Homem Integral".
A servidora Bianca Ranow Padilha da 1ª Vara do Trabalho de Ariquemes ressaltou a importância do evento: "a gente precisa se atualizar, principalmente o pessoal do interior, que não tem muito acesso aos cursos presenciais que acontecem a Capital".
De acordo com a diretora da EJUD, desembargadora Vania Abensur, este encontro que reuniu assistentes e assessores dos magistrados tem uma importância muito grande, pois o aperfeiçoamento diante da alterações da legislação precisa ser bem discutida, o compartilhamento de conhecimentos e debates são fundamentais para o aprimoramento dos trabalhos e qualidade da prestação jurisdicional, concluiu.
Secom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte