Gestão na Justiça do Trabalho é discutida no VII Encontro de Diretores, Assessores e Secretários do TRT14
Diretores, assessores e secretários do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) estiveram reunidos de 28 a 30 de setembro para discutir a gestão, estratégia, inovações, tendências e troca de experiências sobre a gestão na Justiça do Trabalho.
O VII Encontro Institucional de Diretores, Assessores e Secretários, realização do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e coordenado pela Escola Judicial do TRT (Ejud), até sexta-feira (30) no Accordes Hotel e no edifício-sede do Regional, ambos em Porto Velho.
Ao fazer a abertura do evento, no período da tarde, a diretora da Ejud, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, deu as boas vindas aos participantes, bem como destacou a realização do Encontro que é o primeiro a ser coordenado pela Escola Judicial. "Buscamos inovar no formato, com palestras e oficinas sendo realizadas separadamente, conforme a área de atuação de cada um, seja no campo administrativo ou judicial. Assim, temos um aproveitamento muito melhor", ressaltou.
Com o tema "A Perspectiva Sagrada do Conceito de Autoridade", o Juiz do Trabalho Titular da 8ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Antônio César Coelho de Medeiros Pereira, realizou a palestra de abertura, destacando a importância de conhecer os perfis de autoridade e sua aplicação na condução da equipe de trabalho.
Em seguida, o Desembargador do Trabalho, Shikou Sadahiro, fechou o primeiro dia com uma reflexão sobre a "Gestão na Justiça do Trabalho", abordando sobre a ética como um dos pilares da administração e da necessidade da cooperação para construir uma justiça melhor. "Toda gestão deve ser ética, senão não funciona. Quem vai para o trabalho, vai para ganhar a vida, não para perdê-la. Ninguém tem que ficar sofrendo ou sendo assediado no ambiente de trabalho", afirmou após apresentar um trecho do Programa Justiça & Cidadania, que entrevistou o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Ricardo Cunha, com o tema: "Ética e o Judiciário" (Programa gravado e produzido pelo Regional em 19 de setembro de 2014).
Ao falar dos destaques do TRT14 perante o cenário nacional, o desembargador disse que todos devem se orgulhar do Regional e que o seu maior patrimônio é o humano. "Devemos ter sempre essa capacidade de inovar e de continuar com esse espírito de colaboração", enfatizou.
Na quinta-feira (29), no Auditório do TRT, os diretores e secretários da área administrativa participaram da palestra "Fiscalização de Contratos Administrativos", do renomado conferencista e mestre em Direito Público, o professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes. De volta ao Acoordes Hotel, os mesmos diretores e secretários receberam a palestra "Dispensa e inexigibilidade de licitação, fracionamento de despesas, aquisições por suprimento de fundos e Diárias (principais diretrizes), ministrada pelo diretor de Serviços de Controle Interno e Auditoria do TRT, Whander Jeffson da Silva Costa, bem como a oficina "Troca de experiências e boas práticas", mediada pelo Secretário Administrativo do TRT, Lélio Lopes Ferreira Júnior.
Enquanto isso, no Acoordes Hotel, os diretores e secretários da área judicial receberam o curso "Elaboração de Despachos e Decisões no Processo Judicial Eletrônico de acordo com o novo Código de Processo Civil", aplicado pelo Juiz do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Jaru (RO), Vitor Leandro Yamada, e o Diretor de Secretarias da mesma Unidade, Patrick Faelbi de Assis.
Já os técnicos e analistas que atuam no 2º grau assistiram ao painel "Principais normas e decisões judiciais do TRT14, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Conselho Nacional de Justiça", sob a facilitação do chefe da Seção de Admissibilidade de Recursos da Diretoria de Serviços Processuais e de Recursos do Regional, Martinho de Oliveira, bem como à palestra sobre "Acidente do Trabalho: Matérias Controvertidas", com o Assessor de Gabinete da Desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, Marcos Antonio Martins de Oliveira. No período da tarde, este grupo recebeu ainda a oficina "Troca de experiências e boas práticas", mediada pela Assessora de Gabinete do Desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Junior, Cristiane Castro de Araújo, e a palestra "Inovações Pontuais do CPC e Noções sobre Precedentes", proferida pelo Juiz do Trabalho Substituto, Jobel Amorim das Virgens Filho.
Na sexta-feira (30), o uso e aplicação do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias - SIMBA como um grande aliado na execução das ações judiciais foi o principal assunto da palestra do Juiz Auxiliar da Presidência do TRT e coordenador do Juízo Auxiliar de Soluções de Conflitos, Precatório e Apoio à Execução do Regional, Edilson Carlos de Souza Cortez, em palestra voltada aos diretores e secretários da área judicial (1º e 2º graus).
Em seguida, para esse mesmo grupo, o centro das discussões foi o Processo Judicial Eletrônico e o Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), proporcionando a troca enriquecedora de experiências. Os palestrantes foram a Diretora de Secretarias da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Maria José Correia, o Chefe da Seção de Gerenciamento de Processos Eletrônicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Alysson Ricardo de Almeida Lopes, o Secretário da 2ª Turma do Tribunal Pleno, Alexandre Gonçalves Zimmermann, e o Técnico Judiciário do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da Setic, Felypp de Assis Oliveira.
Em outro auditório, os diretores e secretários administrativos prestigiaram a palestra sobre "A Estratégia do Poder Judiciário", ministrada pelo servidor do Tribunal Superior do Trabalho, Fabiano de Andrade Lima, bem como a palestra "Tendências da Gestão Contemporânea", proferida pela também servidora do TST, Ana Cláudia Braga Mendonça.
Em seguida, todos os participantes se reuniram para acompanhar a palestra "É possível ser feliz no trabalho?", com a servidora Ana Cláudia.
Por fim, a equipe da Ejud agradeceu e apresentou um vídeo com os melhores momentos do Encontro.
Ascom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte