Iniciativas de ampliação do acesso à justiça do TRT-14 são apresentadas à OAB-RO em visita institucional

Comitiva da OAB-RO foi recebida pela Presidência na sede do Regional, em Porto Velho (RO)

Na terça-feira (4/10), a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) recebeu a visita institucional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, na sede do TRT-14, em Porto Velho (RO). Na ocasião, a desembargadora-presidente Maria Cesarineide de Souza Lima, acompanhada do vice-presidente, desembargador Osmar J. Barneze, da juíza Auxiliar da Presidência, Fernanda Antunes Marques Junqueira, e da secretária-geral, Maria Aparecida Rodrigues Lopes, apresentou as principais iniciativas e projetos de promoção ao acesso à justiça digital implementados pelo Regional.

Detalhes de iniciativas e boas práticas da Justiça do Trabalho que garantiram a continuidade da prestação jurisdicional durante a pandemia, tais como o Projeto “Justiça do Trabalho Presente”, a implementação de Pontos de Inclusão Digital, da assistente virtual Raíra e o Balcão Virtual foram apresentados ao presidente da Ordem, Márcio Melo Nogueira. Também integraram a comitiva da advocacia a secretária-geral, Aline Silva, a secretária-geral adjunta, Larissa Teixeira Rodrigues Fernandes, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Nelson Maciel da Silva Júnior, e a presidente da Comissão de Celeridade Processual, Márcia de Oliveira Lima.

“Somos pássaros, não gaiolas, já dizia Rubens Alves. A pandemia nos mostrou que a justiça não é um prédio, mas um serviço, que pode chegar a qualquer lugar da amazônia e do mundo, graças aos avanços tecnológicos”, evidenciou a presidente do Regional.

A desembargadora ressaltou que a atuação digital do TRT da 14ª Região contribuiu e vem contribuindo incisivamente para a ampliação do acesso à justiça e aumento da produtividade, além de promover maior economia, sustentabilidade e a planetarização da Justiça do Trabalho. Dentre os números, citou que 27 das 32 varas do trabalho da jurisdição estão no 1º quartil, a ocupar a primeira posição no Igest; que houve uma economia de R$ 2,8 milhões em um ano e que 1.102 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas no meio ambiente com o trabalho telepresencial.

Cesarineide reforçou que muitos ainda são os desafios a superar e conclamou o apoio e participação da advocacia rondoniense para, juntos, implementarem os projetos e planos dirigidos à pacificação social e à entrega de uma prestação jurisdicional célere e eficaz para todas as partes envolvidas.

Márcio Nogueira destacou como positivo o encontro e asseverou que a advocacia está “tendo uma conversa profícua com o TRT-14 em busca de uma justiça muito produtiva”.


Secom/TRT14 (Texto e fotos: Luiz Alexandre)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post