Justiça do Trabalho inaugura Memorial em Rio Branco nesta sexta-feira
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região inaugurará nesta sexta-feira (20), às 9h, no Fórum Trabalhista Oswaldo de Almeida Moura, Memorial que registra a história e atuação da Justiça do Trabalho em Rio Branco, capital do Acre. A solenidade será presidida pelo desembargador do trabalho Ilson Alves Pequeno Junior.
A Justiça do Trabalho no Estado do Acre foi instalada em Rio Branco, em 14 de junho de 1973, sob a presidência do Dr. Orlando Teixeira da Costa, depois nomeado ministro do STF, com a criação da Junta de Conciliação e Julgamento de Rio Branco, pela Lei nº5.644, de 10 de dezembro de 1970.
Em virtude da crescente demanda trabalhista em Rio Branco, foi criada a 2ª Junta de Conciliação e Julgamento, por meio da Lei nº 7.729, de 16 de janeiro de 1989., instalada em 18 de março de 1991, com jurisdição nos Municípios de Assis Brasil, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Senador Guiomar, na gestão do Exmo. Desembargador Heraldo Fróes Ramos.
As 3ª e 4ª Varas do Trabalho de Rio Branco foram criadas por meio da Lei nº8.432, de 11 de junho de 1992 e instaladas em 20 de janeiro de 1993, na gestão do desembargador do trabalhoHeraldo Fróes Ramos. A primeira sede estava localizada na Av. Ceará, n. 2.692, Abrahão Alab, Rio Branco/AC.
Com a instalação do Memorial a população poderá ser conhecer a trajetória da Justiça Trabalhista na Capital Acriana, a história de seus pioneiros, as ações de responsabilidade social e os desafios para distribuir Justiça em mais um estado amazônico.