Ministro diz em Rondônia que paz social é meta da JT na solução dos conflitos entre capital e trabalho

A Justiça do Trabalho concedeu quarta-feira (28), em sessão solene realizada no edifício sede em Porto Velho, comendas da Ordem Mérito Judiciário Trabalhista Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região nos graus Grão-Colar, Comendador e Oficial a 27 pessoas que se destacaram ou  prestaram relevantes serviços ao TRT nos Estados de Rondônia e Acre.

 
A sessão solene, conduzida pela chanceler da Ordem do Mérito e presidente do Tribunal, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, teve início às 19h35 e contou com a presença dos demais membros do Pleno, desembargadores do trabalho Socorro Guimarães, Elana Cardoso Lopes, Maria Cesarineide de Souza Lima, Carlos Augusto Gomes Lôbo, Ilson Alves Pequeno Junior, Francisco José Pinheiro Cruz, juiz  convocado para o Tribunal, Shikou Sadahiro, e Ailton Vieira dos Santos, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região.
 
O primeiro a receber a comenda no grau Grão-Colar foi o ministro  Aloysio Silva Corrêa Veiga, do TST, e que falou em seguida em nome dos homenageados. Ele ressaltou,  na ocasião, que a sociedade vive uma fase de mudanças de paradigmas e que atuar na Justiça do Trabalho é sentir a sensação do cumprimento do dever na busca da solução dos conflitos entre o capital e o trabalho.
 
De acordo ainda com Aloysio Veiga, essa fase é, também, um momento especial que representa a  preservação de muitos valores humanos cujo alcance maior é a paz social. O ministro admitiu ser um juiz com perfil do Século XX que vive no Século XXI e alimenta a esperança  de que a sociedade consiga manter no Século XXII os mesmos valores indispensáveis à consecução da justiça social.
 
O advogado e ex-senador Odacir Soares Rodrigues, que recebeu a insígnia no grau Comendador, disse receber a honraria com muita alegria por ter contribuído diretamente para a criação e instalação do TRT da 14ª Região, instituição que vem cumprindo o objetivo para o qual foi criado que é a distribuição da justiça.
 
O jornalista Euro Tourinho, chamado de decano da imprensa de Rondônia, se mostrou surpreso com a homenagem, mas disse que ao mesmo tempo se sentia muito orgulhoso porque o recebimento da comenda fecha um ciclo de homenagens de sua vida que completa 90 anos.
 
A psicóloga Albertina de Souza representou a família do ministro Carlos Coqueijo Torreão da Costa na cerimônia de outorga da comenda in memorian no grau Grão-Colar, um dos principais responsáveis pela criação e instalação do TRT em 1986.
 
O engenheiro civil  Aurélio do Couto Ramos, filho do desembargador Benjamin do Couto Ramos, recebeu a comenda in memoriam no grau Grão-Colar concedida a seu pai, o segundo magistrado a presidir o Regional após a instalação.
 
A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Isabel Carla Melo Moura Piacentini, recebeu a comenda in memorian no grau Grão-Colar concedida ao seu pai, primeiro presidente do TRT, desembargador Oswaldo de Almeida Moura. 
 
A comerciária Grace da Silva Santos, neta da 2ª vice-presidente do Tribunal, Eunice de Souza Botelho, representou a desembargadora na sessão de recebimento da comenda no grau Grão-Colar. Disse ter crescido vendo a avó rodeada de processos para apreciar e esse exemplo de magistrada é muito importante para mim e toda a família.
 
A chanceler da Ordem do Mérito, desembargadora Vania Abensur, encerrou a sessão com um agradecimento especial a todos os homenageados e presentes à sessão, lembrando que a cerimônia de outorga marcava também outro ato importante que é o dos festejos do 26º aniversário do TRT de Rondônia e Acre.
 
Outros homenageados
 
No grau Grão-Colar a comenda foi concedida ainda ao corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Antonio José Barros Levenhagen. Receberam também a honraria os desembargadores inativos Flora Maria Ribas Araújo, Heraldo Fróes Ramos, Mário Sérgio Lapunka e Rosa Maria Nascimento Silva, além dos desembargadores de outros Regionais como José Maria Quadros de Alencar (presidente do TRT 8ª Região), Vicente José Malheiros da Fonseca (TRT 8ª Região) e Francisca Rita Alencar Albuquerque (TRT 11ª Região).
 
No Grau Comendador, o arcebispo emérito da Capital, dom Moacyr Grechi, o procurador-geral do Trabalho Luís Antônio Camargo de Melo e Ailton Vieira dos Santos, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região.
 
Receberam a comenda os juízes do trabalho Luciano Athayde Chaves (TRT 21ª Região), Rubens Curado Silveira (10ª Região), VII Comando da Força Aérea Brasileira, Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e Ordem dos Advogados do Brasil Seccionais de Rondônia e Acre.
 
Com o grau Oficial foram homenageados os historiadores Dante Ribeiro da Fonseca e Yêdda Maria Pinheiro Borzacov, a artista plástica Rita de Queiroz Ribeiro, os servidores Raimundo José Zacarias da Costa e Waldecy Furuno da Silva (TRT 14ª Região), os peritos Artur Leonardo Arcoverde Novaes e Tadachi Shiraishi, Alacid Corrêa Guerreiro (TRT 8ª Região), a advogada acriana Alexandrina Melo de Araújo e Juscelino José Durgo dos Santos, auditor fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Rondônia.
 
Ascom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia
(69) 3211 6371 e 3211 6373

Compartilhar este post