Nota Pública em Solidariedade ao Rio Grande do Sul

Nota Pública em Solidariedade ao Rio Grande do Sul

Olho o mapa da cidade
Como quem examinasse
A anatomia de um corpo…
(É nem que fosse o meu corpo!)
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre…

(Mário Quintana, O mapa)

De um lado, a força das águas, a romper barragens e a inundar cidades; de outro, o elo de pessoas, a desafiar o medo, em prol do outro.

Hoje, o berço de Mário Quintana, de Érico Veríssimo, de gaúchos e de gaúchas, chora pelas vidas ceifadas; pelos bens perdidos; pela inundação desmedida.

O Tribunal Regional do Trabalho da Décima Quarta Região se solidariza às vítimas dessa histórica tragédia, ao mesmo tempo em que conclama as lideranças do globo sobre a necessidade de debates e providências imediatas para combater a crise climática.

Afinal de contas, como bem disse Hans-Otto Pörtner: “A evidência científica é inequívoca: as mudanças climáticas são uma ameaça ao bem estar do ser humano e à saúde do planeta. Qualquer outro atraso em uma ação climática conjunta provocará uma perda na breve e rápida janela aberta para garantir um futuro habitável”.

Ou seja, uma justiça social combinada à justiça ecológica. Uma não existe sem a outra. Nem mesmo a experiência humana. A prova está nas ruas e avenidas do Rio Grande do Sul.

Desembargador Osmar J. Barneze
Presidente e Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC)


COMO AJUDAR

Diante da gravidade da situação enfrentada pelas comunidades atingidas, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) une esforços em uma campanha solidária para ajudar as vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. A campanha tem como objetivo arrecadar recursos financeiros e itens de primeira necessidade para auxiliar aqueles que foram prejudicados pelas enchentes.

A campanha de arrecadação financeira é realizada em colaboração com o TRT da 4ª Região (RS), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU no RS (Sintrajufe/RS).

A partir desta segunda-feira (6), contribuições em dinheiro, de qualquer valor, podem ser feitas por meio de PIX ou transferências para a chave Pix: convenios@amatra4.org.br.
Banco Sicredi – 748
Agência: 0106
Conta Corrente 06711-3
CNPJ 89.514.111/0001-20

Os recursos serão direcionados à Defesa Civil para o apoio humanitário às vítimas das enchentes, para a compra de alimentos, colchões e materiais de limpeza.

O TRT-14 reforça o seu compromisso com a solidariedade e o apoio mútuo entre as regiões, demonstrando que a união e a colaboração são fundamentais em momentos de crise como este. Junte-se a nós nessa corrente de solidariedade e faça a diferença na vida daqueles que estão enfrentando momentos difíceis. Sua contribuição pode fazer toda a diferença.


Secom/TRT-14 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post