Oficiais de Justiça do TRT14 são aperfeiçoados com curso de Avaliação de Bens Imóveis

 

No período de 19 a 21 de agosto de 2015, no Plenarinho do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, em Porto Velho, oficiais de justiça avaliadores que atuam nos estados de Rondônia e Acre participaram do curso "Qualificador de Avaliação Mercadológica e Bens Imóveis Urbano e Rural e Avaliação de Semoventes".

 

O curso, promovido pela Escola Judicial do TRT14 (Ejud), teve como objetivo trazer novas ferramentas e conhecimento atualizados das avaliações de imóveis no Brasil, regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnica-ABNT. "Nós viemos trazer a eles toda a questão das avaliações de imóveis no Brasil, novas ferramentas, algumas tabelas, para que possam ter mais segurança na ação de novas avaliações que eles possam fazer", afirmou o ministrante do curso tecnólogo em Gestão Imobiliária, Miguel José Kalix Ferro.

 

Para o oficial de justiça do Fórum Trabalhista de Rio Branco, Tomas Guillermo, o oficial de justiça já está acostumado a fazer as avaliações, mas ele faz através do senso comum, é preciso fundamentar, para dar uma certeza, diante da controvérsia que pode ter no valor. "A técnica da cientificidade é importante para que exista maior segurança possível na avaliação, para que ela seja feita com critérios claros, para que não haja dúvidas e o juiz julgar com segurança e ter uma certeza do que está sendo avaliado", ressalta Guillermo.

 

"O curso veio agregar valores para nosso trabalho, nos permitir acesso a novos métodos para serem utilizados numa avaliação, para fazer avaliações mais precisas, chegar a um preço mais justo e dar maior liquidez das penhoras", afirma a oficiala de justiça do Fórum Trabalhista de Porto Velho, Maria Alice Tomaz.

 

A diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, falou que o curso está de acordo com o artigo 143 do Código de Processo Civil (CPC), que rege as diretrizes do oficial de justiça, capacitando-os, com objetivo da prestação de melhores serviços da Justiça do Trabalho à sociedade.

 

O curso teve aulas presencias nos módulos de Introdução a Atividade Pericial e Avaliativa, Avaliação Mercadológica Imobiliária, Avaliação Urbana e Rural, Avaliação de Semoventes. Consiste também de aulas de Ensino à Distância (EAD), com exercícios, fóruns e chats.

 

Ascom/TRT14 (Alberto Alves)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14

Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371

Compartilhar este post