Programa de promoção de saúde física e emocional atende unidades do TRT em Ariquemes

 
A Diretoria de Saúde inicia segunda-feira (3) no Fórum, 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Ariquemes a segunda etapa do programa de promoção de ações de saúde e qualidade de vida. O programa, direcionado à promoção da saúde física e emocional das pessoas, vai atender nas diferentes etapas todos os magistrados e servidores nas unidades dos Estados de Rondônia e Acre.
 
A 1ª etapa, realizada no período de 16 de abril a 3 de maio no Fórum Trabalhista de Ji-Paraná e Varas Trabalhistas de Ouro Preto do Oeste, Jaru, Buritis e Machadinho do Oeste, atingiu inclusive a meta de vacinação. Durante as atividades também foram desenvolvidas ações direcionadas à promoção de saúde ocupacional, a prevenção de riscos, doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
 
De acordo com a coordenação do programa, as ações estão alinhadas ao Planejamento Estratégico Participativo 2009/2014 do Tribunal, com base no tema "Gestão de Pessoas", e que tem como objetivo estratégico promover a saúde física e emocional das pessoas contido nas metas "9" e "10" definidas pelo CNJ para este ano.
 
Em cada unidade judiciária são apresentados painéis com temas de promoção de ações de saúde e qualidade de vida, demonstração de indicadores, aferição de pressão arterial e medição de índice de massa corporal, além da distribuição de cartilhas, cartazes e panfletos, contendo inclusive orientação ergonômica de como sentar e utilizar o equipamento de trabalho.
 
Vacinação
 
A Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) atua como entidade parceira na vacinação para prevenção contra gripe e tétano, e na aplicação de vacina tríplice viral, hepatite B e febre amarela.
 
O Tribunal dá importante passo para o alcance da meta nacional "9" do judiciário, que recomenda a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em pelo menos 65% das unidades judiciárias e administrativas da jurisdição.
 
A Secretaria Administrativa e a Secretaria de Gestão de Pessoas, em conjunto com a Diretoria de Saúde, atuam ainda com previsão de alcançar a meta "10" com a adequação ergonômica em 20% das unidades judiciárias de 1º e 2º graus. Ano passado, o TRT cumpriu a meta nacional "14", implementando 166,67% do PCMSO e do PPRA.
 
A equipe, responsável pela coordenação das atividades, é composta pelos servidores Iara Luzia Vargas Barbosa, Myriam Ribeiro de Queiroz, Rony Douglas Machado de Lima e Antônio de Souza Medeiros.
 
Serviço odontológico
 
O Tribunal conclui também o processo de credenciamento de cirurgiões dentistas para prestação de atendimento odontológico aos magistrados, servidores e dependentes nas cidades do interior de Rondônia e do Acre, com exceção do clareamento dental a laser.
 
Nos municípios os serviços oferecidos são nas mesmas especialidades existentes na Seção de Assistência Odontológica em Porto Velho, como restaurações, tartarectomia e profilaxia (limpeza dos dentes), exodontias (extrações), tratamento de doenças gengivais, aplicação tópica de flúor, aplicação de selante em fóssulas e fissuras, dessensibilização dentinária, radiografias periapicais, urgências e emergências. As orientações para o tratamento estão disponíveis no link Portal de Saúde na Intranet.
 
 
Ascom/TRT14 (Abdoral Cardoso)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia (69) 3211-6371
 

Compartilhar este post