TRT-14 é premiado por destaque em programa de inovação do CSJT

O reconhecimento nacional veio pela excelência e compromisso da Setic com a inovação no Programa Startups JT e nas startups Sentença Multimídia e o Concilia JT.

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), está novamente em destaque no setor de inovação tecnológica para melhoria do sistema judiciário. O TRT-14, foi premiado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na primeira edição do Programa Startups JT, realizado na sede do TRT-21, em Natal (RN). A premiação ocorreu durante a 7ª reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), realizada nos dias 17 e 18 de setembro. 

O reconhecimento veio em duas categorias: a primeira foi pela contribuição da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do TRT-14 na primeira edição do Programa Startups JT. O presidente e corregedor do TRT-14, Osmar J. Barneze recebeu o prêmio do secretário-geral do CSJT, Bráulio Gabriel Gusmão. A segunda premiação veio na Sentença Multimídia, uma das Startups vencedoras do prêmio do CSJT.

Programa Startups JT

A cerimônia destacou projetos inovadores do Programa Startups JT, lançados em março de 2023, com o objetivo de fomentar, desenvolver e acelerar iniciativas voltadas para a automação das atividades judiciais. O programa também visava apoiar o desenvolvimento de soluções capazes de melhorar o dia a dia de servidores(as) e magistrados(as), aprimorando o funcionamento das unidades judiciárias dos Tribunais Regionais do Trabalho.

O programa recebeu 76 propostas inovadoras, com a participação de 270 magistrados(as) e servidores(as) de 22 TRT’s, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT. Dez projetos foram selecionados por uma comissão formada por servidores(as), magistrados(as) e ministros(as) da Justiça do Trabalho (conforme o Ato Conjunto n.º 30/TST.CSJT.GP, de 11 de maio de 2023). Esses projetos foram desenvolvidos e testados em tribunais-piloto, para validar os benefícios das novas ferramentas e mensurar a satisfação dos(as) usuários(as).

Após 18 meses de trabalho, o Programa Startups JT chegou a sua fase final, premiando os projetos que atingiram os resultados esperados. Entre os projetos selecionados, estão o Concilia JT e o Sentença Multimídia, que já estão disponíveis para uso dos(as) servidores(as) do TRT-14 junto ao sistema PJe. As condecorações foram entregues pelo ministro Lelio Bentes Corrêa, em conformidade com o regulamento do programa.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-14 foi reconhecida como uma das cinco secretarias que mais contribuiu para o sucesso do programa, sendo premiada por sua excelência e compromisso com a inovação. 

Sentença Multimídia

Além da premiação da Setic, uma das Startups vencedoras do prêmio do CSJT foi a Sentença Multimídia. A inovação trouxe maior funcionalidade ao PJE e possibilitou a criação de hiperlinks, dos documentos e mídias, reduzindo o tempo de análise do processo e burocracia de movimentação de documentos nos autos, permitindo uma tramitação mais célere e eficiente.

“O tribunal se consolidou mais uma vez na vanguarda da revolução tecnológica e Justiça 4.0”, destacou o juiz Carlos Antônio Chagas Júnior, membro da equipe da Startup “Sentença Multimídia” e coordenador do Grupo de Trabalho para implantação e análise no âmbito do TRT-14.


Secom/TRT-14 (Yonara Werri, com informações da Setic)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post