TRT-14 implementa sistema próprio para controle dos servidores em teletrabalho
A ferramenta automatiza os relatórios trimestrais e facilita a gestão e acompanhamento da política de teletrabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), por meio da Resolução Administrativa nº 013/2024, implementou um sistema próprio que auxiliará na gestão da política de teletrabalho do TRT-14. O Sistema de Gestão do Teletrabalho (Gestrab), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Sgep), automatiza o controle de servidores e os relatórios trimestrais, estando acessível na intranet do TRT-14.
O secretário de Gestão de Pessoas, Frank Luz de Freitas, explica que a plataforma conta com o cadastro de todos os servidores na modalidade teletrabalho, que abrange 29% dos servidores ativos do tribunal. “O sistema enviará automaticamente os relatórios para o Proad de teletrabalho individual de cada servidor, permitindo a assinatura dentro do sistema pelo servidor, chefia imediata e gestor. Também fará o acompanhamento do encerramento do teletrabalho, informando com antecedência o servidor e a chefia para que procedam o pedido de renovação, caso necessário”, explicou.
Frank complementa que o Gestrab ficará vinculado ao sistema de frequência, de modo que os servidores com teletrabalho ativo estarão automaticamente dispensados do registro de frequência manual. Além disso, disponibilizará diversos relatórios importantes, tais como o relatório de servidores por unidade, o qual demonstrará a lotação ideal de servidores, lotação real, o limite de servidores em teletrabalho, a quantidade de servidores atuando nessa modalidade e excluídos do limite, e a porcentagem de servidores em teletrabalho em cada unidade.
A iniciativa foi destacada pelo presidente do TRT da 14ª Região, desembargador Osmar J. Barneze. “A implementação desse sistema se reveste de grande importância, na medida em que amplia o rol de boas práticas administrativas, contribuindo sobremaneira para a efetividade da política de teletrabalho no TRT-14”, ressaltou.
Workshop
Com o intuito de apresentar as funcionalidades da nova plataforma, a Sgep realiza na quinta-feira (21/3), às 13h30 (de RO), um Workshop com os servidores(as) em teletrabalho e com os respectivos gestores. O encontro ocorrerá de forma telepresencial.
Secom/TRT-14 (Luiz Alexandre, com informações da Sgep)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Última atualização em 19/3/24, às 13h30.