TRT-RO/AC empossa nova juíza na titularidade da Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul/AC

Print do ato de posse

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, empossou na terça-feira (06) uma nova juíza do trabalho titular na Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul/AC.

Fernanda Antunes Marques Junqueira assume a função em substituição à juíza Jamille Carvalho Ribeiro Pires Gonçalves, que foi removida para a titularidade da VT de Epitaciolândia/AC.

No ato solene que ocorreu de forma telepresencial, com transmissão ao vivo para todos os servidores e magistrados do TRT, a presidente ressaltou a esperança em meio ao cenário de pandemia. “Nessa luta por dias melhores, temos nossa estrela da esperança mineira que brilha grandiosamente em nosso Tribunal”, registrou ao se referir à magistrada que é natural de Itaúna/MG e tem se destacado na judicância e nas atividades da Escola Judicial como vice-diretora.

Na presença da família, Fernanda Junqueira externou sua gratidão à Presidência e ao Tribunal, onde lembrou da sua trajetória na Justiça do Trabalho desde sua posse, em 30 de agosto de 2013. “Busquei entregar-me por inteiro desde os primeiros passos como juíza. Quase 8 anos depois, tive dúvidas, decepções, aprendizados e muitas lições. Pessoas cruzaram meu caminho e me abraçaram”, revelou ao agradecer todos os magistrados, servidores e à família pelo apoio durante todo o caminho.

O desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo também aproveitou para parabenizar a juíza e dizer que a posse na titularidade da Vara é um marco importante. “Significa a opção pelo nosso regional, isso que a doutora acaba de fazer, fincando os seus pés em nossa região e optando por seguir a carreira que já é exitosa e tenho certeza que será muito mais”, evidenciou.

A Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul/AC foi criada pela Lei n. 7.729/1989 e instalada em 23 de outubro de 1990. Além de Cruzeiro do Sul/AC, sua jurisdição abrange os municípios acreanos de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Sobre a juíza Fernanda Junqueira

Aprovada no XIX Concurso Público para o provimento no cargo de Juiz do Trabalho Substituto em 2013, Fernanda Junqueira é doutoranda em Direito e Processo do Trabalho Contemporâneo pela Universidade de São Paulo, Visiting scholar at American University Washington College of Law, certificada em U.S. Political Institutions pela Harvard University. É também mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais, ex-intern pela U.S. District Court of Maryland, membro do Advisory Board da Chettinad School of Law/Índia, professora da Escola Nacional da Magistratura do Trabalho e atuou como professora de Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo durante o segundo semestre de 2020.

Autora de diversos artigos e capítulos de livros redigidos com ênfase no Direito do Trabalho, Fernanda é autora do livro Dispensa Imotivada: captura da subjetividade do trabalhador, pela Editora LTr e coordenadora da obra Precedentes no Processo do Trabalho, publicado também pela Editora RT.


Secom/TRT14 (Luiz Alexandre)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post