VT de Sena Madureira cumpre meta nacional e registra aumento de 300 processos por ano

As atividades correicionais encerradas na Vara do Trabalho de Sena Madureira, a 146 km de Rio Branco, capital do Acre, constataram que no biênio 2010/2011 ingressaram mais de 300 processos novos por ano em média e até o final de 2012 a previsão é de que o aumento seja superior a 100%.

A informação é do vice-presidente em exercício do TRT da 14ª Região e em função correicional, desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, registrada na ata da correição.

De acordo com o desembargador, o volume processual da VT de Sena Madureira está em crescimento, estando previsto um aumento superior a 100% de processos novos até o final de 2012, uma vez que em 2009 a unidade judiciária recebeu 306 reclamações trabalhistas novas, 319 em 2010, e 368 em 2011, perfazendo média de 331 processos/ano.

Essa demanda, ainda segundo o desembargador Ilson Pequeno, tende a crescer, porquanto, em 2012, até o dia 31 de julho foram ajuizadas 399 ações, indicando uma projeção de cerca de 684 processos para o ano de 2012.

Cumprimento de meta

A VT de Sena Madureira já cumpriu por antecipação a meta 17 do Judiciário, de 2012, aumentando em 10% o quantitativo de execuções encerradas em relação a 2011. O fato foi destacado pelo desembargador que fez questão de parabenizar toda a equipe.

Em reunião com o juiz titular, Eduardo Antônio O'Donnell Galarça Lima, e os servidores da VT o vice-presidente em exercício ressaltou que a ata de correição também funciona como instrumento de planejamento estratégico a ser utilizado por magistrados e servidores, visando, de forma racional, a alinhar as ações estratégicas da unidade com o Planejamento Estratégico do Tribunal.

Na ocasião, realçou os pontos fortes da equipe e destacou a necessidade de se trabalhar com mais afinco os pontos fracos, de forma a se viabilizar o atingimento de metas previamente estabelecidas.

Foram explicadas ainda de forma sucinta a missão, visão e valores da instituição, tornando possível a criação de um canal de comunicação da unidade com a Corregedoria Regional, possibilitando maior integração e melhor entendimento da equipe da unidade correicionada para a importância do comprometimento de cada um para o alcance dos resultados positivos que o Regional tem alcançado em nível regional e nacional.

Ressaltou também a importância do juiz gestor da Unidade e seus colaboradores internos, identificarem possíveis situações que possam influenciar negativamente na contribuição da unidade para a gestão estratégica do Regional, sugerindo ao magistrado e ao diretor de Secretaria que utilizem a ata de correição como uma ferramenta de condução e monitoramento da gestão dos trabalhos da unidade jurisdicional.

Em formato de slide foi realizada uma apresentação tendo como mensagem o papel da correição, abordando dentre outros pontos a orientação para que as situações que estejam necessitando de alinhamento aos objetivos e metas do TRT 14, sejam ajustadas, com a correção de rota, vez que a "Ata de Correição é uma Ferramenta de Contribuição para a melhoria da gestão das Varas do Trabalho".

O desembargador encerrou as atividades correcionais, ressaltando o potencial da unidade para figurar como unidade de excelência na 14ª Região, credenciando-se à implantação do PJe-JT (processo judicial eletrônico) e a construção da sede própria da Vara do Trabalho.

Em seguida, o juiz Eduardo Galarça Lima falou em nome da unidade e os servidores lembraram a importância do caráter pedagógico da atividade correcional, bem como a satisfação em receber uma equipe correicional que atuou como parceira na indicação de sugestões para a melhoria das atividades jurisdicionais, enfatizando o "ambiente sereno" em que os trabalhos foram desenvolvidos e formulação de mensagem motivacional.


 

Ascom/TRT14

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14

Siga o Twitter @TRTNoticia

 

Compartilhar este post