Banners da Justiça do Trabalho serão reciclados por apenadas
Ascom/TRT14 |
Em 20 minutos, banners viram material escolar. |
Os 52 banners foram entregues pela Comissão Ambiental do TRT, representada pela servidora Patrícia Parisotto, como parte do Programa de Gestão Ambiental Amanagé ? O Mensageiro da Ecologia. "A iniciativa vem ao encontro com a política de responsabilidade socioambiental previsto pelo Amanajé".
Lançado em outubro de 2012, o Projeto foi idealizado pelo Ministério Público de Rondônia e vem sendo executado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Faculdade São Lucas e Conselho da Comunidade na Execução Penal.
Ao todo, 156 pastas e mais de 200 mochilas já foram fabricadas por 30 das 107 detentas da Unidade Prisional. "Em média, uma bolsa leva 20 minutos para ser fabricada", informou a instrutora da Faculdade São Lucas, Maria de Fátima da Silva, que destacou ainda o empenho das internas para aprender o novo ofício.
Ascom/TRT14 |
Ramírames Melo tomou gosto pela profissão e pretende abrir seu próprio negócio. |
Além de aprender uma nova profissão, as internas serão remuneradas pelo Fundo Penitenciário, com a quantia aproximada de um salário mínimo, revelou a representante da Assessoria de Reinserção Social da Sejus, Iza Celeste. "Além disso, recebem o benefício da remissão da pena, onde há cada três dias de trabalho, diminui um na contagem penal", destacou.
"A melhoria no comportamento é notório. Elas estão focadas e empolgadas", complementou a servidora.
Conforme o servidor do MP, Cleiton Barreto, os produtos já atendem o Curso de Ressocialização Ambiental da 6ª Promotoria do Meio Ambiente, destinado aos infratores da Lei nº 9.605/98, e em breve beneficiarão alunos carentes de escolas públicas.
Lonas viram mochilas, pastas e estojos na Oficina de Corte e Costura da Penitenciária Feminina de Porto Velho
Ascom/TRT14 (Luis Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia
(69) 3211 6371 e 9976 1235