TRT 14 realiza primeira reunião de análise estratégica do ano e anuncia metas até 2014

O presidente do TRT da 14ª Região (Rondônia e Acre), desembargador Ilson Pequeno, apresentou sexta-feira (8), na primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano, os três eixos principais das metas de sua administração para o biênio 2013/2014.

Na reunião, que contou com a presença do vice-presidente, desembargador Francisco Pinheiro Cruz e de todos os gestores do Tribunal, o presidente lembrou os compromissos do seu discurso de posse, quando enumerou as prioridades da administração do Regional, ressaltando que ficará muito satisfeito se ao final de sua gestão, em 31 de dezembro de 2014, concluir todos os projetos que agora fazem parte do planejamento estratégico da instituição.

Dentre os três eixos centrais apresentados, estão o fortalecimento da força de trabalho, por meio dos projetos "Banco de Talentos", "Gestão por Competência" e "Melhoria da Governança de Tecnologia da Informação".

São prioridades, ainda, a simplificação e melhoria dos processos internos, por intermédio de projetos estruturantes, como "Teletrabalho", "Correição Administrativa", "Correição Participativa", o Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) e, o mais novo deles, que é o "Processo Administrativo Eletrônico", para a informatização de todos os processos da área administrativa.

O terceiro eixo, de acordo com Pequeno Junior, é o da efetividade, que contém projetos voltados para os processos da fase de execução, onde se concentra o maior gargalo da justiça brasileira. Para isso, o Tribunal implantará o Núcleo da Execução Trabalhista, contando, para isso, com a contribuição de todos os magistrados.

Segundo o desembargador, todos os esforços para fortalecer a gestão, pautado na valorização das pessoas e melhoria dos processos internos, visam à melhoria do atendimento ao cidadão, desde o bom atendimento no balcão das Varas, passando pelos fóruns trabalhistas até a sede do Regional. "Pessoas satisfeitas com o que fazem contribuem muito mais para a qualidade de seus serviços", disse Pequeno Junior.

Com relação às metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a avaliação feita é de que o Tribunal alcançou, em 2012, uma excelente performance, considerando que de um total de dez metas, sete foram atingidas com superação.

Quanto às metas regionais, notou-se, de acordo com o presidente, um aumento significativo no índice de produtividade de magistrados e servidores, ocasionado pelo aumento da demanda em especial nas Varas do interior dos estados de Rondônia e Acre, diferente do ano anterior, em que o aumento da demanda se destacou nas Varas de Porto Velho, em função das usinas hidrelétricas do Madeira.

A RAE é parte da agenda estratégica do Tribunal e é realizada trimestralmente pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (APDI) com o objetivo de promover o acompanhamento dos resultados dos indicadores do planejamento estratégico e das metas regionais e nacionais.

Ao encerrar a reunião, a presidência em comum acordo com os gestores, determinou que, de forma gradativa, seja finalizada a revisão técnica dos planejamentos estratégicos corporativos e de tecnologia da informação, e, na mesma medida, já sejam disponibilizados os dados no Sistema de Gestão Estratégica - SIGEST com os resultados de 2013.

A partir deste ano, o monitoramento das metas e dos projetos contemplados nos planejamentos estratégicos dos TRTs será feito por intermédio do sistema, adquirido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), dando transparência e agilidade na tomada de decisões.

O assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Frank Luz de Freitas, acredita que esse tipo de reunião serve, sobretudo, para comunicar às pessoas os rumos da gestão, e junto com elas avaliar resultados obtidos com o trabalho de todos, gerando, assim, comprometimento de magistrados e servidores com a organização e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços para a sociedade.

Com informações da APDI

Ascom/TRT14 (Abdoral Cardoso e Marinaldo Vaz)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14

Siga o Twitter @TRTNoticia

(69) 3211 6371 e 3211 6373

Compartilhar este post