TRT14 firma parceria com empresa especializada em formação de novas lideranças
Em parceria com a empresa SR Capacitação e Consultoria, de Cuiabá (MT), que possui franquia exclusiva da FranklinCovey, reconhecida como uma das maiores do mundo na formação de líderes, a Escola Judicial do TRT da 14ª Região realizou dias 25 e 26 de abril a primeira etapa do curso "As 5 Escolhas para uma Produtividade Extraordinária".
O encerramento está previsto durante a segunda fase dia 23 de maio, e envolve a aplicação de duas soluções destinadas aos gestores.
A ferramenta dos "7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" será aplicada nos dias 21 e 22 de maio. De acordo com a programação coordenada pela Secretaria Executiva da Escola Judicial, serão capacitados 32 gestores que atuam nos segmentos administrativo, judiciário, gabinetes de desembargadores e Varas do Trabalho de Porto Velho. Os participantes passarão a atuar como disseminadores das ferramentas de gestão para as suas equipes de trabalho.
Por causa da revisão técnica do planejamento estratégico, na qual foram redefinidas as metas para o biênio 2013/2014, o maior desafio agora é executar metas e objetivos estratégicos de acordo com o planejado. Por isso, a administração pretende alinhar as prioridades do Regional e o trabalho em equipe com as metas consideradas mais importantes, sendo estabelecidos os três eixos de atuação: efetividade na prestação jurisdicional; Simplificação e melhoria dos processos e rotinas de trabalho nas unidades administrativas, e fortalecimento da força de trabalho.
O presidente do Tribunal, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, afirmou que a aplicação das 5 Escolhas para Uma Produtividade Extraordinária e dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes já faz parte da consecução do eixo de fortalecimento da força de trabalho, com que se pretende manter gestores comprometidos com as metas cruciais e indispensáveis para o desempenho institucional.
De acordo ainda com o desembargador Pequeno Junior, a intenção é que após a segunda fase da capacitação nas ferramentas da FranklinCovey, os gestores possam se sentirem inspirados a aplicar um processo que aumentará significativamente a sua habilidade de alcançar os resultados que mais importam para o Tribunal. "Por essa razão, determinei às unidades de Gestão de Pessoas e de Planejamento o acompanhamento e monitoramento dos resultados decorrentes da aplicação da metodologia nas unidades administrativa e judiciária", disse.
Segundo a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a metodologia das 5 escolhas para uma produtividade extraordinária tem como objetivo aumentar a produtividade de indivíduos, equipes e organizações de forma mensurável. Os participantes aprendem a fazer escolhas mais criteriosas e de alto impacto, investindo seu tempo, atenção e energia em atividades relevantes.
Durante os dois dias, os gestores foram incentivados a refletir sobre as suas atividades diárias, podendo diferençar o importante do menos importante. Para o consultor João Palmeira, o que é urgente não significa ser o mais importante. Daí a necessidade do gestor gerenciar as coisas urgentes e importantes; negociar as coisas urgentes e não importantes; evitar o que não é urgente nem importante; e focar nas coisas importantes e não urgentes, pois é por intermédio delas que o Tribunal será capaz de obter uma produtividade extraordinária.
Para alcançar as metas nacionais e regionais, o Tribunal deverá: atuar sobre o importante, não reagindo ao urgente; buscar o extraordinário, não se conformando com o comum; programar as pedras grandes, não se perdendo em meio ao cascalho; usar a tecnologia a seu favor, não ser controlado por ela; e aumentar sua chama interior, não desperdiçar sua energia, desgastando-se.
Ascom/TRT14
com colaboração de Marinaldo Vaz
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia
(69) 3211 6371 e 3211 6373