Presidente do TRT destaca o espírito de união e comprometimento de magistrados e servidores, em discurso

O desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, presidente do Regional, em seu breve discurso durante sessão pública de leitura da Ata de Inspeção, destacou ao ministro Ives Gandra Martins Filho, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, o momento histórico que o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região vive, em perfeita harmonia e com o espírito de equipe, como bem diz o slogan da gestão "Somos todos Gestores".   

O DISCURSO

Excelentíssimo Senhor Ministro Corregedor Geral da Justiça do Trabalho

 

Pela primeira vez na capital do estado de Rondônia, recebemos o Excelentíssimo Ministro Ives Gandra Martins Filho, Corregedor Geral da Justiça do Trabalho.

 

Ao acolhermos Vossa Excelência na nossa rotina, constatamos que sua chegada, além de registrar um momento histórico no nosso memorial, deixou um marca pessoal, poucas vezes identificada.

 

Sua chegada, Sr. Ministro, deixou gravado nesta Corte de Justiça laboral os passos de um missionário, que dotado de altivez e gravidade, suscita perseverança, de alguém que, envolvido na sua humanidade, busca santificar o valor do trabalho na lide quotidiana.

 

A chegada de Vossa Excelência coincide com o desabrochar de diversos frutos na 14ª Região.

 

Hoje somos um tribunal unido, pacificado, que mantém uma postura ética irrepreensível.

 

Somos reconhecidos por nossos jurisdicionados como independentes e intolerantes aos desvios funcionais.

 

Não cabe na nossa trajetória qualquer ato diverso do norte da ética, da transparência, da celeridade, da inovação, da probidade, da impessoalidade, da responsabilidade social e ambiental, da acessibilidade, do respeito ao ser humano e do comprometimento.

 

Todos aqueles que macularam os anais dessa casa sabem que receberão nossa inequívoca desaprovação e serão devidamente julgados nas instâncias competentes.

 

Resta-nos, tão somente, continuarmos nossa luta, escrevendo novas páginas, tendo no currículo, não obstante, um rastro de dor e sofrimento.

 

Porém, nenhuma ação equivocada tomada por um desviante macula nossa imagem, pois estamos perseguindo um alvo por todos desejado, cônscios de que todo aquele que pega no arado e olha para trás, não é digno do Reino de Deus.

 

Como disse São Paulo, em sua carta aos Filipenses: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.

 

O que passou não tem o condão de nos definir.

O que ficou no passado não se coaduna com a nossa prática e de todos aqueles que aqui estão.

 

Sempre nos superamos e nunca deixamos de prestar um serviço de qualidade para nossos jurisdicionados.

 

Somos reconhecidos pela sociedade local como um tribunal célere, que atende os anseios deste povo amazônida com a especificidade própria de um artesão, não apenas nas cidades mais populosas, mas também nos mais distantes rincões.

 

Nós sempre estamos indo mais longe, fazendo mais e cada vez melhor.

 

Também somos reconhecidos como um tribunal alinhado com as perspectivas do colendo Tribunal Superior do Trabalho e atentos ao nosso compromisso de celeridade, economicidade, jungidos a um espírito de gestão que, sem abrir mão da independência funcional, tem em mente a disciplina judiciária.

 

A indicação de nossas oportunidades de melhoria soa, para nós, como bençãos e servirá como estímulo extra para perseguirmos nossa vocação, que é a de sermos agentes modificadores da realidade laboral, pacificando relações, prevendo soluções, participando da vida da sociedade e fomentando cidadania.

 

Tenha a convicção, senhor ministro, que atenderemos o conclame havido no primeiro COLEPRECOR deste ano por Vossa Excelência e pelo ministro ANTONIO DE BARROS LEVENHAGEM em um breve espaço de tempo.

 

Receba de todos que compõem a 14ª Região trabalhista nossas homenagens e parabéns pela forma respeitosa, ponderada e republicana que norteou todas suas ações.

 

Que Deus abençoe a cada de um de nós, a Vossa Excelência e a cada um de sua equipe.

 

Ilson Alves Pequeno Junior

Presidente do TRT 14ª Região

Compartilhar este post