Correição na Vara do Trabalho de Vilhena destaca o uso de ferramentas tecnológicas para a efetividade e celeridade processual

 
O uso das ferramentas tecnológicas para dar maior celeridade ao julgamento dos processos judiciais físicos e eletrônicos na Vara do Trabalho de Vilhena foi destacado pelo corregedor e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Ilson Pequeno, durante os trabalhos de correição realizados no período de 18 a 20 de setembro.
 
O Corregedor constatou com satisfação o uso contínuo pela Unidade dos sistemas Central de Mandados, SERPRO (Receita Federal), AUD (nas audiências), malote digital, Sistema de Acompanhamento Processual (SAP), Sistema de Gerenciamento de Postagem (SIGEP) e os sistemas BACENJUD, CCS, INFOJUD, RENAJUD, e-mail, Carta Precatória Eletrônica e Malote Digital, SIARCO e o SIEL (Justiça Eleitoral). Todos esses contribuem para dar rapidez e efetividade no trâmite processual.
 
Ao utilizar a metodologia da correição participativa, instituída na 14ª Região pelo próprio presidente do TRT, a atividade correicional proporcionou aos juízes (titular e substituto) e servidores o envolvimento efetivo de toda a equipe, consolidando um caráter pedagógico.
 
O modelo foi destacado pelos próprios integrantes da Vara que puderam absorver as informações sobre os dados colhidos, com a possibilidade de identificação dos pontos de estrangulamento dentro da unidade.
 
 
De acordo com a Corregedoria Regional do TRT, a equipe da unidade propôs que se fizesse um trabalho de conscientização com os advogados, buscando melhorar o índice de conciliação apresentado. 
 
Ao final, o corregedor reuniu a equipe correicionada e enalteceu o trabalho realizado pelas ideias apresentadas e debates positivos. Na ocasião, o desembargador apresentou em vídeo os três eixos centrais da gestão para o biênio 2013/2014, alinhados ao Planejamento Estratégico Participativo 2009/2014, sendo eles: efetividade na prestação jurisdicional; simplificação e melhoria dos processos e rotinas de trabalho nas unidades administrativas e judiciárias; e fortalecimento da Tecnologia da Informação e Comunicação.
 
Durante a correição, o presidente do TRT participou do programa de responsabilidade social, Justiça do Trabalho Vai a Empresa na subestação da Eletrobrás/RO, juntamente com o juiz titular, como também recebeu a direção da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) no município, na pessoa dos advogados Fernando César Volpini (vice-presidente), Estevan Soletti (secretário geral) e Wilson Luiz Negri (tesoureiro), os quais teceram elogios pela celeridade na prestação jurisdicional, bem como entregaram uma pauta de reivindicações que será analisada e respondida pelo Tribunal.
 
 
Ascom/TRT14
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia   (69) 3211 6371  - 9976-1235

Compartilhar este post