VT de Ouro Preto d'Oeste é a primeira a receber Processo Judicial Eletrônico

A primeira unidade do TRT da 14ª Região a receber a implantação do Processo Judicial Eletrônico (Pje-JT), dia 4 de dezembro de 2012, é a Vara do Trabalho de Ouro Preto D'Oeste na chamada Região da Produção de Rondônia.

 

A informação é da presidente do Tribunal, desembargadora Vania Maria da Rocha Abesur, e foi dada na abertura do XIII Encontro de Magistrados do Trabalho da 14ª Região, segunda-feira (23) em Porto Velho, com a presença da maioria dos desembargadores e juízes da capital e das unidades judiciárias dos municípios de Rondônia e do Acre.

 

A iniciativa, que vai trazer acima de tudo, segundo a desembargadora, mudanças na maneira de trabalhar, implantação de uma nova cultura e mudanças de paradigmas insere o TRT entre os primeiros Regionais a buscarem o cumprimento da Meta 16 ? implantar até o final de 2012 o PJe-JT em 10% das unidades judiciárias ? do CNJ.

 

Para atingir a meta, o Tribunal estuda ainda a implantação do PJe na Vara do Trabalho de Jaru e nas duas unidades judiciárias de Ariquemes.

 

Na abertura do Encontro, a diretora da Escola Judicial (EJUD), juíza Isabel Carla Mello Moura Piacentini, afirmou que a independência do juiz é indispensável à garantia dos direitos dos cidadãos e é a sociedade quem mais necessita dessa independência.

 

Por isso, de acordo com a magistrada, os eventos de formação continuada previstos as Emenda Constitucional 45 são tão importantes para aprimorar o conhecimento intelectual e incentivar as boas relações entre os juízes que atuam numa jurisdição onde as unidades judiciárias são distantes umas das outras.

 

Isabel Carla classificou a décima terceira edição dos Encontro de Magistrados como uma mistura de temas atuais com outros já conhecidos, que vão desde as reflexões sobre perspectivas futuras sobre a sociedade e o poder judiciário, direito ao lazer e trabalho a distância, tutela coletiva dos direitos sociais aos debates para implantação do Processo Judicial Eletrônico.

 

O representante da Associação dos Magistrados da 14ª Região (Amatra XIV), juiz Ricardo César Lima de Carvalho Sousa, titular da Vara do Trabalho de Ouro Preto D'Oeste, lembrou servir o evento de oportunidade para congraçamento dos participantes e disse não poder deixar de registrar uma reivindicação dos juízes que atuam no interior em defesa da realização de eventos do calendário do Tribunal também nos municípios.

 

Na ocasião, o servidor Celso Gomes, da Assessoria de Comunicação, fez a apresentação do "Manual de Gerenciamento de Crises". Fez uma retrospectiva do papel das Ascom como unidades estratégicas e garante que o manual traz dicas e informações de como é possível se prevenir contra uma crise de imagem no Judiciário.

 

 

Ascom TRT 14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNot

 

Compartilhar este post