TRT14 homenageia personalidades e servidores pelos relevantes serviços à Justiça do Trabalho e Sociedade
Clique na foto para visualizar a galeria de fotos do evento
O Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre realizou às 17 horas da última sexta-feira (29/11) sessão solene de entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e Medalha do Mérito Funcional. O evento marcou o aniversário de 27 anos de instalação do Regional na 14ª Região.
Presidida pelo presidente do Regional e chanceler da Ordem, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, a solenidade teve como objetivo entregar as insígnias aos agraciados. "É uma entrega de comendas às autoridades em reconhecimento do Tribunal pelos relevantes serviços à Justiça do Trabalho e à sociedade", afirmou o Chanceler.
Na abertura da sessão, o Coral 14 do TRT e o Coral do Ministério Público, interpretaram o Hino Nacional.
As comendas no grau Grão-Colar, foram concedidas ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira e ao governador do Estado do Acre, Sebastião Afonso Viana Macedo Neves, que por motivos justificados não compareceram à cerimônia.
No grau Comendador foram agraciados com a entrega das insígnias os desembargadores Marcos Alaor Diniz Granjeia e Zelite Andrade, ambos do Tribunal de Justiça de Rondônia; os juízes do trabalho Hugo Cavalcanti Melo Filho, titular da 12ª VT de Recife (PE); Shikou Sadahiro, titular da 4ª VT de Porto Velho (RO) e Arlene Regina do Couto Ramos, titular da 5ª VT de Porto Velho (RO). Além deles, foram agraciados o deputado federal de Rondônia, Rubens Moreira Mendes e o arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.
"No momento que o Tribunal comemora aniversário de instalação, me sinto muito honrado em receber essa homenagem, e digo sinceramente que não sei se mereço, mas eu tento fazer no dia a dia o melhor em prol da justiça, em prol do Tribunal da 14ª Região", disse Sadahiro.
A Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, é constituída de três graus: Grão-Colar; Comendador e Oficial.
O Grão-Colar do Mérito Judiciário constitui o símbolo de honraria máxima do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e tem por objetivo agraciar os Ministros dos Tribunais Superiores, Desembargadores Federais do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e Governadores.
O Grau Comendador tem por objetivo agraciar governantes, juízes, personalidades e autoridades integrantes dos poderes executivo e legislativo, bem como pessoas jurídicas e instituições, nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos ou relevantes serviços prestados à cultura jurídica, à sociedade ou à Justiça do Trabalho, se fizeram merecedoras de especial distinção, a juízo do egrégio Tribunal Pleno, após proposta fundamentada do Conselho da Ordem, ressalvando o disposto no § 4º do art. 19 da RA 080/2011.
O Grau Oficial tem por objetivo agraciar personalidades e autoridades do meio científico, cultural e social, além de profissionais, servidores públicos, em geral, e da Justiça do Trabalho, em especial, nos casos considerados pelo egrégio Tribunal Pleno, após proposta fundamentada pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista Regional do Trabalho da 14ª Região, ressalvando o disposto no § 4º do art. 19 da RA 080/2011.
Medalha do Mérito Funcional
A Medalha do Mérito Funcional da Justiça do Trabalho da 14ª Região, foi instituída pelo Tribunal Pleno através da RA nº 165/2012, é destinada a premiar, anualmente, servidores que tenham se destacado pelos relevantes e assinalados serviços que prestam ao Tribunal e se distinguido no exercício de suas atividades. Nessa categoria foram contemplados os servidores Alexandre Gonçalves Zimmermann, Alice Inês Girardello, Damião Torres Batista, João Bosco Machado de Miranda, José Hélio Santos, Lélio Lopes Ferreira Júnior, Maria da Conceição Dantas de Góes Silva, Mariluce da Silva Vláxio, Romário Nunes Thaddeu e Taís Betânia Fusinato.
Enaltecida pelo reconhecimento, Mariluce Vláxio afirma "eu sinto muito orgulho, porque é um reconhecimento do meu trabalho, desses 27 anos do Tribunal, 24 eu estou prestando meus serviços aos cálculos".
"Eu me sinto muito honrado, agradeço ao presidente e aos demais magistrados que prestaram essa homenagem " falou emocionado Damião Batista.
"É um reconhecimento maravilhoso, estou envaidecido por ter sido indicado. O Tribunal fez mais um aniversário, estou aqui desde 7 de janeiro de 1987, quando entrei em exercício neste Tribunal. Então eu praticamente nasci com esse Regional e hoje ser reconhecido por um Tribunal que me criou, que me fez esse profissional hoje reconhecido é fonte de alegria e felicidade", disse Lélio Lopes.
Ao final do evento a cantora lírica Wilca Leles interpretou os Hinos dos Estados do Acre e Rondônia.
Ascom/TRT14 (Celso Gomes e Alberto Alves)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371