Servidores e magistrados de Ariquemes promovem atividades do programa de Responsabilidade Socioambiental do TRT
Os magistrados e servidores do Fórum Trabalhista de Ariquemes, a 200 km, de Porto Velho, receberam na sexta-feira (22/11) cerca de 60 menores aprendizes da Escola de aprendizagem Seicho-no-ie que visitaram, acompanhados dos professores, e conheceram as instalações e funcionamento do Fórum e Varas do Trabalho, por meio do programa de responsabilidade socioambiental do TRT14 "Justiça do Trabalho de Portas Abertas".
Os juízes que compõem as duas Varas do Trabalho de Ariquemes, Cleide Aparecida Barbosa Santini, Cândida Maria Ferreira Xavier e José Carlos Hadad de Lima, bem como servidores das 1ª e 2ª Varas interagiram com os jovens e destacaram as normas que regulamentam o trabalho do menor.
A servidora Bianca Ranow Padilha explicou aos jovens a diferença entre o Ministério do Trabalho e Justiça do Trabalho, que ainda muitas pessoas se confundem, quando precisam buscar os seus direitos trabalhistas. João de Souza Bernardo, servidor do Fórum Trabalhista de Ariquemes, falou sobre "Legislação do Trabalho do Menor Aprendiz".
Na ocasião foram distribuídos aos alunos e professores, kits e cartilhas elaboradas pelo TRT da 14ª Região sobre os temas: "Por dentro da Justiça do Trabalho e dos Direitos do Empregado", bem como a "Carta de Serviços ao Cidadão".
A atividade é uma iniciativa de aproximação ainda maior da Justiça do Trabalho com a sociedade, e tem o reconhecimento da sociedade ariquemensem.
JT Vai à Escola
As Varas do Trabalho de Ariquemes também promoveram atividades do programa social "Justiça do Trabalho Vai à Escola", no mês de novembro, foram mais de 100 alunos e professores, no auditório do Centro estadual de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes - CEEJOAR, onde compareceram um público de aproximadamente 100 (cem) pessoas entre alunos e professores da referida Instituição.
O evento teve a participação da juíza do trabalho Cleide Aparecida Barbosa Santini, titular da 2ª Vara do Trabalho de Ariquemes e diretora do Fórum, bem como dos servidores Celene Maria da Costa Leal, João de Souza Bernardo, Sônia Maria Hoffmann Zamarchi e Valério Lorenço de Araújo (Fórum), Raquel Azevedo Oliveira Souza, Bianca Ranow Padilha, José Batista da Silva e Luzia Campos Cerqueira (1ª VT/ARQ), Marcos Roberto Belém Lacerda e Iris Picotti Cayres (2ª VT/ARQ).
Cleide Aparecida iniciou sua palestra agradecendo à direção do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes - CEEJOAR pela organização e a massiva participação dos estudantes e professores, em seguida explicou sobre direitos trabalhistas e abordou sobre o jus postulandi, ou seja, o ingresso de ações na Justiça do Trabalho sem a presença de advogado, mas os convênios da OAB com o TRT14 tem possibilitado o atendimento das pessoas que precisam de assistência jurídica.
A servidora Bianca Padilha explicou sobre a diferença e os novos direitos dos domésticos, além da encenação de uma peça teatral.
Ascom/TRT14 c/informações João Bernardo
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia (69) 3211 6371