Juiz da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho faz discurso emocionado durante sessão que lhe concedeu aposentadoria
Com cerca de 23 anos dedicados à magistratura trabalhista, o juiz do trabalho Lafite Mariano, titular da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, fez discurso emocionado nesta quinta-feira (7/8) durante sessão administrativa do Tribunal Pleno do TRT da 14ª Região, presidida pelo desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, que confirmou a sua aposentadoria por tempo de contribuição.
Os desembargadores Maria Cesarineide de Souza Lima e Carlos Augusto Gomes Lôbo destacaram o empenho do magistrado na árdua tarefa de administrar os pagamentos de processos de execução reunidos, que envolveram milhares de trabalhadores e, sem que comprometesse a saúde financeira das empresas devedoras, foram aos poucos sendo pagos os exequentes (autores dos processos).
Com a presença da equipe de servidores da 1ª Vara, em que atua há mais de 8 anos, Lafite Mariano ouviu dos desembargadores palavras de reconhecimento pela sua trajetória profissional.
Emocionado, o magistrado ressaltou seu orgulho de pertencer à Justiça do Trabalho da 14ª Região desde a sua posse. Agradeceu todo o apoio e comprometimento de sua equipe de servidores e destacou em especial o convívio profissional e dedicação de mais de 18 anos com a diretora de secretaria Maria José Corrêa, sempre comprometida com o melhor desempenho das atividades da Justiça do Trabalho em sintonia com este velho juiz", afirmou Mariano.
Conhecido pelo seu jargão que "a efetividade da Justiça não é apenas a publicação de uma sentença, mas sim o dinheiro no bolso do trabalhador", lembra sua trajetória de 9 anos pela advocacia trabalhista, e os últimos 23 anos de dedicação à magistratura do trabalho, sempre comprometido na solução de conflitos trabalhistas.
Juiz convocado
Ele lembrou de sua convocação para compor o Tribunal Pleno, em momentos difíceis, em que o TRT14 ressurgia das próprias cinzas, com muito orgulho de alguma forma contribuiu para que o Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre seja reconhecido como um tribunal de excelência, e fez agradecimento especial aos servidores, em nome de José Hélio Santos, pelo apoio.
Declarando profunda gratidão, Lafite Mariano agradeceu nominalmente os servidores Aldo Lopes, Antônio Oyama, Maristela Viana, Ana Beatriz, Cláudia Lorena, Wanilda Gomes, Elizena Wrege, Graciano Costa, Lidineide Cruz, Natal Almeida, além das estagiárias Nádia da Silva, Josiane Souza e Brenda Hali e garantiu que todos serão lembrados para sempre pelo carinho e amor ao trabalho.
Responsabilidade Socioambiental
O juiz Lafite Mariano desde o início dos programas sociais do TRT, participou efetivamente, e por muitas vezes, mesmo depois de um dia de muito trabalho, audiências e despachos, ainda tinha disposição, juntamente com a equipe, de participar nas escolas de Porto Velho, do programa Justiça do Trabalho Vai à Escola, onde passava aos estudantes jovens e adultos um pouco de sua experiência e falava dos direitos básicos do trabalhador, oportunidade que tirava muitas dúvidas e interagia sempre com todos.
Promessa
Lafite lembra que para cumprir o seu mister e dedicação à magistratura, por muitas vezes privou-se do convívio com a família, mas fez uma promessa perante a todos os presentes que doravante o antigo juiz terá todo o tempo para oferecer àqueles que se sacrificaram para o êxito de sua missão: " aguardem vocês vão ter saudade do velho juiz", concluiu Mariano.
Ascom/TRT14 (Celso Gomes - Fotos: Luiz Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371 (Atualizada 23h22 cg)