Sistema e-Gestão é tratado por Corregedor-Geral da JT em Reunião do Coleprecor
O Ministro João Batista Brito Pereira, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, participou da 5ª Reunião do Coleprecor e voltou a falar aos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho sobre o sistema de gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão). Após o lançamento da campanha "e-Gestão ¿ Lance Certo" em abril deste ano, na 3ª reunião do Colégio, o Ministro parabenizou os Tribunais Regionais do Trabalho da 14ª e 18ª Regiões, únicos que sanaram todas as inconsistências nos dados estatísticos de 2013.
Brito Pereira destacou os avanço no lançamento de dados no sistema, mas reforçou a solicitação de empenho dos comitês do regionais do e-Gestão para que todas essas inconsistências sejam sanadas até o final de outubro, como previsto no Ato GCGJT nº 4/2014. "Assim será possível a otimização da qualidade das informações disponibilizadas pelos Tribunais Regionais na base, possibilitando ao Presidente do Tribunal Superior do Trabalho apresentar o Relatório Geral da Justiça do Trabalho com dados estatísticos da atividade judiciária dos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus com antecedência", disse o Ministro.
Outro tema abordado pelo Ministro, foi o Provimento CGJT nº 3/2014, que dispõe sobre o processamento da execução provisória em face da digitalização de processos com recurso para o Tribunal Superior do Trabalho e da tramitação das ações pelo sistema do PJe-JT, revogando o Provimento nº 2/2013.
Ao final, a saudação ao Corregedor-Geral foi feita pelo desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, presidente do Tribunal Regional da 16ª Região (MA), que falou do prazer e satisfação em tê-lo no na reunião do Coleprecor, trazendo sempre orientações e fazendo pontuações necessárias, desejando assim sua presença em todas as as reuniões do Colégio.
e-Gestão no TRT 14ª Região
O Comitê Gestor Regional, capitaneado pelo Presidente do TRT da 14ª Região, Desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, realizou o levantamento das inconsistências apontadas e elaborou plano de ação para correção dentro do período estipulado, com desenvolvimento de iniciativas estratégicas, antes mesmo da reabertura do prazo.
Entre as ações desenvolvidas para sanar as inconsistências e aprimorar os conhecimentos dos servidores no e-Gestão, com irrestrita adesão ao programa "Lance Certo", foi criado tutorial para acesso à ferramenta e-Gestão, disponibilizado no sítio eletrônico do Regional, um grupo no aplicativo WhatsApp para dirimir dúvidas do sistema e integração e-Gestão x PJe, além de grupo de discussão no e-mail corporativo.
O Tribunal ainda realizou oficina de mapeamento dos fluxos e procedimentos do PJe, com a participação de Juízes Titulares e Substitutos e todos os diretores de secretaria, bem como divulgação e implementação da plataforma Wiki, com objetivo de fornecer um conteúdo de fácil compreensão para consulta e saneamento de dúvidas acerca da integração e-Gestão x PJe, possibilitando edição e atualização dinâmica dos textos e substituindo a antiga prática de criação de manuais.
Segundo o Desembargador Ilson Pequeno Junior, todas essas ações, aliadas ao sistema de apoio de remessas do e-Gestão, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT 14, somado ao empenho dos servidores, contribuiu para o avanço na solução das inconsistências referentes a 2013/2014. Em meados de julho, todas de primeiro grau de 2013 foram sanadas e no dia 29 de agosto, no âmbito do 2º Grau, bem antes do período estipulado pelo TST", destacou o Presidente do TRT 14.
Ascom/TRT14 (Jorge Batista dos Santos)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371