'Trabalho Seguro' é tema de apresentação do TRT14 em ação de cidadania realizada em Porto Velho

A prevenção de acidentes e doenças do trabalho foi o tema da apresentação de uma peça de teatro por servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, durante a realização da Ação 2015 do Construção Social promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e SESI, sábado (22/8).
 
Com a participação das servidores Nazaré Pena, Alessandra Felizardo e Luzia Lima, sob a coordenação do juiz Edison Cortez, do Juízo Auxiliar de Solução de Conflitos, Precatórios e apoio à Execução e servidora Maria Eleide Sales, o evento contou com parceiros de diversas áreas, como saúde, segurança e apresentação de danças e espaço de lazer para as crianças.
 

De acordo com  Cortez, levar a informação sobre o Trabalho Seguro à população neste evento que envolve empresários e trabalhadores, além de sindicalistas, é de suma importância. O Tribunal escolheu fazer de forma lúdica a sua participação para que provoque maior sensibilização, envolvendo também crianças e adolescentes, quanto ao problema que ainda afeta o mundo do trabalho, que é o acidente.
 
Para o magistrado os dados estatísticos registrados chocam a todos e é preciso sempre ampliar este trabalho de conscientização. Na "esquete" (uma pequena peça de teatro) as servidores encenaram situação de uma trabalhadora que de forma relapsa não tem os cuidados necessários quanto à segurança do trabalho, evita usar capacete e luvas de proteção e tem como companheira o personagem representando a morte, de forma bem humorada e criativa, ressalta Cortez.
 
Maria de Nazaré Pena, diretora da 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco (AC), na peça representou a empresa que estava contratando, ressalta a forma bem humorada da apresentação que chamou muito a atenção, especialmente dos adolescentes e crianças. Muitas rizadas, mas entendendo os riscos na falta de uso dos equipamentos individuais de proteção (EPIs), afirma.
 
 
Números 
 
O magistrado falou de dados estatísticos registrados pelo Tribunal Superior do Trabalho, que coordena a campanha nacional "Trabalho Seguro", e aponta um número de 700 mil acidentes por ano, e destes, 100 mil são de acidentes de trajeto. No país os números de morte por acidente chegam a cerca de 230 por mês e ao ano é de aproximadamente 2.800,  explica Edilson Cortez.
 
 
 
 
Ascom/TRT14 (Celso Gomes)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371
 

Compartilhar este post