JT de Portas Abertas proporciona a Acadêmicos de História da Unir conhecerem a trajetória do TRT14
O programa 'Justiça do Trabalho de Portas Abertas' do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, recebeu quinta-feira (03/12) acadêmicos do 6ª período do curso de História da Universidade Federal de Rondônia - Unir, para visitação à Exposição comemorativa dos 29 anos de instalação do TRT em Rondônia e Acre.
Recepcionados pela chefe do núcleo de gestão documental, Raimunda Pedraça, os 15 alunos conheceram o Memorial do Tribunal, onde é realizada desde o dia 1ª de dezembro a Exposição alusiva aos 29 anos do TRT14 com o tema: "Dos Livros de Registro ao PJe".
Na oportunidade tiveram contato com acervos documentais, objetos e fotografias que registram a trajetória da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre, desde sua instalação no dia 28 de novembro de 1986 até hoje com atuação em sua totalidade com todos os sistemas informatizados.
Acompanhados pela professora Márcia Valéria, visitaram a Biblioteca Valentim Carrion. Na ocasião a bibliotecária Dárcia Marinho apresentou a biblioteca e falou dos produtos oferecidos, colocando à disposição o espaço para pesquisa.
Raimunda Pedraça, falou aos alunos sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Gestão Documental, destacou o "processo trabalhista como fonte de pesquisa histórica" e enfatizou a importância de preservar a memória conservando os processos antigos para serem utilizados como fonte de pesquisas. "Todos os dissídios coletivos estão catalogados e são processos de guarda permanente", concluiu.
A professora falou que essa abertura do TRT através do "JT de Portas Abertas", possibilita aos alunos do curso de História, colocarem em prática a teoria da sala de aula. "Fazerem pesquisas através dos processos antigos disponibilizados no acervo documental do tribunal, que contam a história de uma geração de 29 anos", isso é enriquecedor ressalta ela.
A acadêmica Maria do Rosário Nunes Pereira, ainda não conhecia o memorial do tribunal, para ela esse contato foi proveitoso e proporcionou o conhecimento do trabalho de preservação desenvolvido, que serve como fonte de estudos da memória do judiciário trabalhista em nossa região. "É um acervo tão rico, tão bem posicionado para pesquisa, que serve como base para um bom trabalho para o acadêmico da área de História", afirma a aluna.
A Exposição dos 29 anos do TRT14 está aberta ao público no hall de entrada do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, na Avenida Almirante Barroso 600, bairro Mocambo em Porto Velho-RO.
Ascom/TRT14 (Alberto Alves)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371