Presidente do TRT14 analisa resultado da correição e agradece empenho de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), desembargador Shikou Sadahiro, estreou nesta sexta-feira (25/8) o "Fala Presidente" na Web Rádio 14, onde comentou os resultados da correição ordinária realizada no Regional pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva. 
 
Em seu pronunciamento, mediado pelo assessor de Comunicação Social do TRT, jornalista Celso Gomes, o presidente parabenizou e agradeceu todos os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores pelo desempenho que refletiram nos resultados de excelência destacados pelo corregedor-geral.
 

Sadahiro, antes de comentar sobre os principais pontos da Ata da Correição, que já foi publicada no site do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ressaltou o papel da Rádio 14 na comunicação interna do Regional. "É um veículo importante, capaz de atingir o maior números de membros de nosso Tribunal, inclusive as Varas do Trabalho mais distantes", disse.
 
Sobre as conclusões do ministro, reveladas na sessão de Leitura da Ata e Encerramento da Correição, no último dia 18, o presidente comentou os principais pontos, a exemplo da ausência de inconsistências no sistema e-Gestão, os números positivos da movimentação processual, efetividade da execução, entre outros.
 
O presidente enfatizou a posição alcançada pelo Tribunal, que se revelou ter o menor prazo médio do país, o menor resíduo processual dentre todos os tribunais do Brasil, o 2º menor resíduo na fase de execução dentre os tribunais de pequeno porte e o 3º menor resíduo do país. "Isso é um reflexo da taxa de produtividade de nossos magistrados, onde no 1º grau se alcançou 100,3%, em 2016, e no 2º grau 97,8%, chegando a 100,3% até julho deste ano", lembrou.
 
Quanto à situação dos precatórios, o desembargador elogiou a atuação do Juízo Auxiliar de Solução de Conflitos, Precatórios e Apoio à Execução (Jasconpe), bem como das próprias Varas do Trabalho, pelo decréscimo no número de processos pendentes e as tratativas de celebração de convênios com os entes públicos devedores.
 
"Efetivamente precisamos ter um olhar diferente e constante em relação às metas, para que elas sejam indicadores importantes para buscarmos melhorar nossa prestação jurisdicional à sociedade", afirmou o presidente ao falar do cumprimento das metas e da necessária promoção de meios de conciliação e da instituição do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC-JT) e dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT).
 
Shikou Sadahiro também evidenciou os comentários do ministro em relação à responsabilidade institucional. "Os resultados demonstram um esforço concentrado para a célere prestação jurisdicional por parte de nossos juízes e servidores", registrou o presidente ao destacar o trâmite de 4,15 dias para prolação do despacho de admissibilidade de recurso de revista.
 
"Precisamos continuar esse trabalho. A administração é feita de um esforço conjunto. Todos merecem esse parabéns", registrou o desembargador.
 
Ao encerrar, o presidente do TRT pregou união de todos para que saiam em defesa da Justiça do Trabalho, que vem sofrendo ataques e cortes orçamentários por conta da sua atuação em defesa da correta aplicação da legislação trabalhista.
 
Ascom/TRT14 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte

Compartilhar este post