Termo de Cooperação proporciona estágio para alunos do IFRO na Justiça do Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região RO/AC (TRT14), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, iniciou um projeto piloto de estágio não remunerado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
Segundo o secretario de gestão de pessoas, Frank Luz de Freitas, este projeto difere do programa estágio já existente, pois os alunos são de nível médio e o estágio é obrigatório para a conclusão do curso, além de não haver ônus para o Tribunal. "A expectativa é grande para o sucesso do projeto, sendo que, após essa primeira fase, haverá análise com o propósito de ampliar o projeto para outras unidades dos estados de Rondônia e Acre", explicou Freitas.
O reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, destacou a importância da realização do termo de cooperação com o TRT14. "É de extrema importância porque sabemos da credibilidade, planejamento e gestão pública do Tribunal, seguindo todos os ritos legais. O aluno vai ter uma oportunidade de vivenciar de fato a realidade da profissão dele", finalizou Leite.
No termo firmado entre os órgãos, atualmente o TRT14 conta com nove estagiários em atividade, sendo: dois estagiários em formação no curso de Técnico de Informática, lotados na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, três estagiários em formação no curso técnico de Eletrotécnica, lotados na Diretoria de Serviços, Estrutura e Logística, dois estagiários em formação no curso superior de Gestão Pública, lotados na Assessoria de Planejamento de Desenvolvimento Institucional e dois estagiários em formação no curso técnico de Administração, lotados na Assessoria de Planejamento de Desenvolvimento Institucional. Os estagiários cumprem uma carga horária diária de 4h e o período é de no máximo três meses.
Para a aluna do curso Técnico de Informática, Flávia Junqueira, é uma excelente oportunidade para colocar em prática todo o aprendizado teórico adquirido em sala de aula. "A experiencia está sendo muito boa porque tudo que eu vi em sala estou colocando em prática e a gente tem essa necessidade da prática para entrar no mercado de trabalho", comentou Flávia.
O estágio é regulamentado pelo Termo de Cooperação Técnica - 002/2016 TRT14 e IFRO.
Ascom//TRT14 (Hebert Novaes / Celso Gomes)