Semana Nacional do Livro e a Biblioteca teve programação especial no TRT14


O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) iniciou na segunda-feira (23), a campanha "Pegue Leve Literário" e "Varal de Poesias", alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.
Instituída pelo decreto 84.631, de 12 de abril de 1980, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro. A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento promovendo a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais, além de difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização.
No TRT14 a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi organizada pelo Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca Valentin Carrion e esse ano tem o foco no incentivo a leitura literária.
Na abertura do evento o presidente do Tribunal, desembargador Shikou Sadahiro, enfatizou a importância da campanha de incentivo à leitura. "Essa semana promovida pelo Tribunal tem importância no aspecto de incentivar a leitura e o livro como instrumento de desenvolvimento social, só o conhecimento pode libertar", comentou.

Também foi promovido o "Varal de Poesias" que consistiu na exposição de textos de servidores poetas do tribunal, Manoel Alves de Souza (setor de cálculos) e Eldo Oliveira Alves da Silva (oficial de justiça) e teve como objetivo valorizar os talentos literários do Tribunal.
Cibele Ricci, chefe da Seção de Biblioteca, falou sobre a estrutura da Biblioteca Valentin Carrion. "A biblioteca é pública e acessível para toda a comunidade", lembrou.
A bibliotecária aposentada do Regional, Dárcia Marinho, que prestigiou a abertura do evento, ressaltou a importância de se promover o hábito da leitura. "O incentivo à leitura é uma excelente oportunidade das instituições promoverem a responsabilidade social", finalizou.
Ascom//TRT14 (Rayane Medeiros | Sob supervisão de Celso Gomes)Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte