Ação da Justiça do Trabalho em RO e AC atinge mais de 3 mil alunos no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Imagem mostra juiz do trabalho e várias crianças à sua volta
Em Ji-Paraná/RO, mobilização contra o trabalho infantil alcançou quase 500 estudantes
 
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, foi marcado por um grande mutirão social de conscientização sobre o tema na Justiça do Trabalho da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre. A ação foi coordenada pela Comissão Regional de Combate do ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Regional, em sintonia com a campanha nacional organizada pelo Comitê Gestor Nacional, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT.
 

Por meio dos programas sociais "Justiça do Trabalho Portas Abertas" e "Justiça do Trabalho Vai à Escola", juízes e servidores levaram informações e orientações sobre trabalho infantil e contrato de aprendizagem a mais de 3 mil alunos da rede pública municipal e estadual nos dois Estados. 
 
Ao todo, 26 das 32 unidades judiciárias do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região participaram da mobilização, que contou também com um "twittaço" na rede social Twitter, utilizando a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil, unindo forças com outros Tribunais Regionais do Trabalho, instituições, autoridades e personalidades artísticas para difundir a necessidade de erradicar o trabalho precoce no país.
 
Em Porto Velho/RO, além de movimentar as Varas do Trabalho, juízes recém-empossados que participam do Curso de Formação Inicial - CFI na Escola Judicial do TRT também se envolveram na ação com palestras em 7 (sete) escolas estaduais. No bate-papo com os alunos na faixa de idade entre 13 e 17 anos, os Magistrados ressaltaram os riscos ocupacionais no desenvolvimento da criança e adolescente e orientaram sobre os programas de aprendizagem legal, a exemplo do Jovem Aprendiz.
 
Entre os destaques, está a palestra em Ji-Paraná/RO a mais de 300 estudantes da Escola Estadual de Educação Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos, ocasião em que o juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná/RO, Carlos Antônio Chagas Júnior, com participação de parceiros institucionais como o Ministério Público do Trabalho, CIEE, Fundação Cultural de Ji-Paraná/RO, CREAS/PAEFI e Orquestra em Ação de Ji-Paraná, realizaram uma grande ação de conscientização contra o trabalho infantil.
 
ACRE
 
No Acre, destacaram-se as Varas do Trabalho de Feijó; Sena Madureira (foto3), Rio Branco e em especial a Vara do Trabalho de Plácido de Castro, em ação coordenada pela juíza Christiana D'Arc Damasceno, que é membro da Comissão Regional de Combate do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, tendo sido reconhecida com certificação entregue dia 7 de junho, pela representante da Organização Internacional do Trabalho OIT, no Brasil, Maria Cláudia Falcão, durante o I Seminário Regional Integrado do Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, realizado em Porto Velho/RO nos dias 6 e 7 de junho de 2019. (Vídeo)
 
Confira na sequência a galeria de fotos deste grande mutirão contra o trabalho infantil e em defesa da aprendizagem legal.
 
 
 
Secom/TRT14 (Texto: Luiz Alexandre | Fotos: Unidades | Luiz Alexandre | Celso Gomes | Mirna Carolina | Tamara Lima)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(Atualizada em 16/6 às 20h)

Compartilhar este post