Blitz de Conscientização sobre o Trabalho Infantil integra ações regionais do TRT14 relativas ao Dia das Crianças

 
No último dia 10 de outubro, no marco das medidas institucionais envolvendo o Dia das Crianças, equipes formadas por servidores, magistrados e estagiários da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre realizaram ações de responsabilidade social nas capitais Porto Velho/RO e Rio Branco/RO a respeito do combate ao trabalho infantil. 
 
No evento Blitz de Conscientização, em ações simultâneas nas duas cidades, foram  distribuídas mais de mil cartilhas educativas sobre o tema nos terminais coletivos e paradas de ônibus, bem como em semáforos, para passageiros de transportes coletivos, motoristas, ciclistas e pedestres que passavam pelos locais onde aconteceram as ações.
 
O material de distribuição incluía a edição "Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira" dos personagens infantis da Turma da Mônica e o Guia do Jovem Aprendiz, produzidos pelo Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.
 
Além da exposição de faixas e banners sob a temática, também houve um diálogo com a população que seguia pelos locais, atuando as equipes no esclarecimento de dúvidas e fornecimento de orientações acerca dos malefícios do trabalho infantil e da necessidade de estímulo à aprendizagem profissional.
 
Organização
 
A Blitz de Conscientização foi concebida e organizada pela Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT, integrada pela desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, Coordenadora Regional, e pelas gestoras regionais juíza Christiana D'arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim, Titular da Vara do Trabalho de Plácido de Castro/AC, e a juíza Soneane Raquel Dias Loura, Titular da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim/RO.
 
A ação contou com o apoio de magistrados, servidores e estagiários, incluída a juíza do trabalho substituta Renata Albuquerque Palcoski, atuante no CEJUSC e respondendo à época pelo Fórum da Justiça do Trabalho em Rio Branco/AC, que auxiliou na mobilização da equipe de voluntários na cidade.
 
Dinâmica das Atividades
 
Em Rio Branco, a ação ocorreu no Terminal Urbano, no centro da cidade, por onde passam os ônibus que se dirigem a todos os bairros da capital acriana, a fim de disseminar as informações por todo o território do município, assim como em semáforos da Avenida Ceará e  da Avenida Brasil, duas das principais avenidas da cidade. A equipe foi composta pela juíza do trabalho substituta Tainá Angeiras, bem como pelos servidores Wesley de Lima, Danilo Almeida, Edimilson Moreira, Maria de Nazaré, Lucas Martins, Vilmar Ansiliero e Hilário José do Nascimento. 
 
Em Porto Velho, membros da equipe desenvolveram as atividades na Avenida 7 de Setembro, também no centro da cidade, assim como no cruzamento da mesma avenida com a Avenida Campos Sales. O local possui diversos pontos de ônibus próximos, onde passam rotas destinadas a todas as zonas da cidade. A equipe foi formada pelos servidores Renata Crozariolli, Luiz Trovó, Ricardo Augusto, Joana Nascimento, pela juíza Titular da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim, Soneane Raquel Dias Loura, e pelos estagiários Patrézio Cunha, Danielli Boeri, Tamara Lima e Antônio de Morais.
 
Tanto em Rio Branco como em Porto Velho, quando havia paradas de ônibus para embarque e desembarque de passageiros, as equipes entravam nos veículos para distribuir rapidamente as cartilhas e fazer a sensibilização da população, também fazendo a distribuição pelas janelas do veículo pelo lado de fora almejando entregar o material para o maior número de pessoas possível.
 
O material também foi distribuído nos semáforos para motoristas, ciclistas e pedestres, além de terem sido expostos banners e faixas nos cruzamentos.
 
Para a juíza Soneane Raquel, a receptividade da população foi muito positiva: "Várias pessoas indagavam sobre o assunto e solicitavam mais revistas para entregar a outros membros da família, o que faz propagar a temática no ambiente familiar e sociedade como um todo", ressaltou.
 
Em meio a esses diálogos com a população, uma acadêmica de direito chamou a atenção da magistrada: "Um fato marcante foi uma acadêmica de Direito que elogiou a iniciativa e solicitou a sua participação como voluntária nos próximos eventos da Comissão. A proposta da blitz foi atingida, na medida em que uma parcela da população de várias localidades da capital teve contato com o tema pelos materiais entregues, que abordam o assunto de maneira acessível e lúdica, causando interesse na leitura tanto para os adultos como para crianças".
 
Secom/TRT14 (Texto e fotos: Tamara Lima | Supervisão: Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post