Evento sobre o Plano de Sucessão Organizacional e Mapeamento das Ocupações Críticas é realizado pelo TRT14

Galeria de Fotos

De olho no aprimoramento da política de Gestão de Pessoas, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª região, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Escola Judicial, promoveu no dia 29 de novembro o Curso de Capacitação para Formação do Plano de Sucessão Organizacional e Mapeamento das Ocupações Críticas do TRT14. O evento faz parte do projeto "Plano de Sucessão Organizacional da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre" apresentado à presidência do Regional pelo Núcleo de Seleção, Aplicação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas, e visa implantar no âmbito do Regional uma política de sucessão com base na identificação das funções críticas do Tribunal.

 

Ao fazer a abertura do evento, o presidente do Regional, Desembargador Osmar Barneze, ressaltou que "(...) A melhoria do capital humano [do Regional] através da maximização da governança de Gestão de Pessoas é um dos microdesafios mais sensíveis [...] na atual conjuntura de restrição orçamentária imposta à Justiça do Trabalho." Também salientou que "(...) A preparação dos servidores para a sucessão muito antes que, de fato, haja essa necessidade, é a melhor estratégia para não haver solução de continuidade operacional".

 

O curso no total somou 4 horas-aula e foi dividido em partes teóricas e práticas. Atuaram como palestrantes a coordenadora de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Rosa Amélia de Souza Casado, e o servidor Frank Luz de Freitas da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT14. Como facilitadores pelo Tribunal os servidores: Francisco Dilson, Saulo Rodrigues, Cristiane Castro, Wesley Maycon e Marinaldo Vaz.

O Plano de Sucessão

 

A coordenadora Rosa Amélia trouxe informações para introdução do curso, entre elas, a definição de Plano de Sucessão pelo Tribunal de Contas da União (TCU): "O Plano de Sucessão é um Programa de identificação de indivíduos capacitados, ou que possam ser desenvolvidos, com o objetivo de substituírem os colaboradores que estejam em atividade nas ocupações críticas da organização."

 

O gestor da SGEP, Frank Luz, explicou sobre a importância do Plano de Sucessão para o Regional, tendo em vista as diretrizes do Tribunal de Contas da União - TCU, bem ainda os objetivos do Planejamento Estratégico do TRT da 14ª Região: "Um dos principais objetivos é assegurar a continuidade das atividades-chave do TRT14 e, com isso, mitigar os prejuízos que seriam causados pela interrupção de seus serviços".

 

Após o curso, Rosa Casado gravou entrevista para o programa de televisão do Regional, Justiça & Cidadania, que é exibido pela TV Justiça, Canal Amazonsat, TV Rio Branco/AC (SBT), no site rondoniaovivo.com e nas mídias sociais do TRT de Rondônia e Acre.

Secom/TRT14 (Texto e fotos: Tamara Lima | Celso Gomes)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte

Compartilhar este post