Justiça do Trabalho de RO/AC homenageia as mulheres com campanha #ElasFazemJustiça

Magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras participaram da campanha para fortalecer e valorizar a figura feminina no âmbito da Justiça do Trabalho.

Magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras participaram da campanha para fortalecer e valorizar a figura feminina no âmbito da Justiça do Trabalho

Durante o mês de março o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) homenageou as mulheres que atuam na Justiça do Trabalho nos Estados de Rondônia e Acre. A campanha #ElasFazemJustiça teve como finalidade fortalecer e valorizar a figura feminina no âmbito da Justiça do Trabalho e também na sociedade. 

Magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras enviaram à Secretaria de Comunicação Social e Eventos Institucionais (Secom) selfies e mensagens que abordavam a atuação das mulheres na Justiça do Trabalho, igualdade de gênero, papel da mulher na sociedade, entre outros temas relevantes. 

“É de fundamental importância ressaltar o papel da mulher na Justiça do Trabalho e em todos os segmentos da sociedade. Apesar dos avanços, muito falta a ser trilhado por um tratamento mais justo e humano, com melhoria da qualidade de vida da mulher”, ressaltou a presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, ao comentar sobre a campanha de empoderamento.

Sobre o Dia Internacional

 

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. Atualmente a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.

 

Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos - as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.

 

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus).

 

No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

 


Secom/TRT14 (Munique Furtado)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.


 

Compartilhar este post