Justiça do Trabalho presta atendimentos a indígenas e à população de Feijó (AC) em edição do Projeto Cidadão

Ação social do Projeto Cidadão em Feijó (AC)

Junto com diversos parceiros, ação social de promoção da cidadania de iniciativa do TJAC registrou 1.390 atendimentos

A Justiça do Trabalho foi um dos principais parceiros da edição do Projeto Cidadão realizado nos dias 4 e 5 de agosto, no município de Feijó (AC), distante cerca de 365 km da capital Rio Branco (AC). A ação social de iniciativa do Poder Judiciário do Estado do Acre levou a indígenas e população em geral diversos serviços nas áreas social, jurídica e de saúde.

Na quinta-feira (4/8), os atendimentos iniciaram na Aldeia indígena Morada Nova, em meio ao bailado da dança do mariri que recepcionou autoridades, servidores e colaboradores de instituições parceiras. Presente pela primeira vez na aldeia da etnia shanenawá, o juiz Auxiliar de Precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e titular da Vara do Trabalho de Feijó, Vicente Angelo Silveira Rego, realçou o papel da JT no atendimento à população indígena. ““É uma satisfação muito grande vir pela primeira vez nessa nação indígena e quero dizer que a Justiça do Trabalho está à disposição de vocês para atender e orientar sobre qualquer demanda trabalhista”, registrou.

“A Justiça do Trabalho sempre foi conhecida como justiça social e ela deve voltar especialmente para os povos hipossuficientes, na proteção e na manutenção de seus direitos”, completou o magistrado.

Pela JT, com o apoio de servidores, foram realizados atendimentos e orientações sobre atermação, consulta processual, de como acessar as plataformas digitais do TRT-14 e como utilizar a assistente virtual Raíra para obter todas as informações necessárias para usufruir dos serviços online disponíveis.

Já nesta sexta-feira (5/8), a ação social aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Severino Cordeiro, alcançando o total de 1.390 atendimentos, dentre emissão de documentos e serviços prestados nas áreas jurídica, de saúde e assistência social.

As atividades tiveram a participação direta também da desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e coordenadora do Projeto Cidadão, Eva Evangelista de Araújo Souza, da juíza Auxiliar da Presidência do TJAC, Andrea Brito, do promotor de Justiça de Feijó, Rafael Maciel, e do prefeito do município, Kiefer Cavalcante.

A ação contou com apoio também de diversas instituições integrantes do Sistema de Justiça (Ministério e Defensorias Públicas), secretarias municipais e estaduais de assistência social, assim como, órgãos públicos federais e cartórios extrajudiciais. A edição do Projeto Cidadão em Feijó foi financiada com recursos do convênio existente entre o TJAC e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (n.°402/2020).


Secom/TRT14 (Luiz Alexandre, com informações do TJAC | Fotos: TJAC e parceiros)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post