Justiça do Trabalho de RO e AC celebra o Dia Nacional da Memória do Poder Judiciário com relançamento de campanha de resgate
Qualquer pessoa pode colaborar com a campanha “Construindo a Memória do TRT-14”, com a doação de peças para compor o acervo do Memorial-14.
Neste 10 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional da Memória do Poder Judiciário, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) relança a campanha “Construindo a Memória do TRT-14”, que busca incentivar o resgate e preservação da memória da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre. A iniciativa está alinhada à Resolução n. 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a data e prevê ações de fomento da Memória institucional.
O presidente do TRT-14, desembargador Osmar J. Barneze, destacou a importância da Memória como parte do Patrimônio Cultural Brasileiro, previsto no art. 216 da Constituição Federal, sendo indispensável ao aperfeiçoamento das instituições gerais e do Poder Judiciário. “Consideramos a relevância de se manter a memória viva de nosso tribunal, que também faz parte da história de nossa sociedade. É uma possibilidade de reconhecer os avanços e mudanças da Justiça, da sociedade e do compromisso estabelecido entre os dois componentes”, evidenciou.
No âmbito do TRT da 14ª Região, a Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória busca desenvolver diferentes iniciativas para manter viva a memória da instituição. Ela administra o espaço do Memorial-14, destinado para resgatar as histórias vividas por magistrados(as) e servidores(as), dando evidências às ações prestadas à sociedade no decorrer da história e existência do Regional. Além do mais, os trabalhos executados pelo Memorial estão alinhados com a normas instituídas pelo CNJ, através da Resolução n. 324, de 30 de junho de 2020, e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio do Ato Conjunto nº 11/TST.CSJT.GP, de 3 de maio de 2011.
Campanha
Quanto à campanha “Construindo a Memória do TRT-14”, a coordenadora de Gestão Documental, Arquivo e Memória, Raimunda Pedraça, explicou que qualquer pessoa pode colaborar com a doação de fotografias, vídeos, documentos, revistas, jornais e outros itens que possam compor o acervo do tribunal. “O material digital pode ser enviado ao e-mail memoriatrt14@tr14.jus.br ou entregue pessoalmente na Coordenadoria, que fica localizada na Av. Prefeito Chiquilito Erse, n. 3997, bairro Embratel, em Porto Velho (RO)”, ressaltou.
Dia Nacional da Memória
A data escolhida se deve a criação da Casa de Suplicação do Brasil pelo Alvará Régio de 10 de maio de 1808, marcando o início da Justiça no Brasil e a independência da justiça portuguesa. A partir disso, a data é celebrada com a participação de magistrados(as), servidores(as) e a sociedade em geral.
Dessa forma, diferentes atividades devem ser criadas para o provimento e incentivo da memória institucional, unindo distintos setores, além dos próprios magistrados(as), servidores(as).
Secom/TRT14 (Com informações da CGDM)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.