Juíza do Trabalho de Plácido de Castro (AC) participa do 35° Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho

Foto da Juíza Cristiana D´Arc e texto de sua palestra: "Judiciário Humanizado na Região Amazônica”.

O evento realizado em Manaus abordou os temas Justiça Trabalhista, sustentabilidade e inclusão na Amazônia.

A juíza do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Plácido de Castro/AC, Christiana D’Arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim participou do 35° Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, realizado em Manaus (AM). O evento, que teve como tema central Justiça, Clima e Sustentabilidade, ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro no auditório do Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomanno.

Realizado pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) em parceria com a Escola Judicial do TRT-11 (EJUD) e o Tribunal Regional do Trabalho da 11° Região (AM/RR), o Colóquio abordou questões relevantes para o mundo do trabalho na Amazônia, especialmente as interações entre Justiça Trabalhista, desafios ambientais e desenvolvimento sustentável na região. A juíza Christiana D`Arc e também acadêmica da ABDT, esteve presente no dia 22/11, e ministrou a palestra com o tema “Judiciário Humanizado na Região Amazônica”.

"Desde abril de 2018, disponibilizamos na Vara do Trabalho de Plácido de Castro, Acre um bebê conforto, batizado de “Baby Jud”, para acomodar crianças, enquanto mães, pais ou demais responsáveis, tanto jurisdicionados(as) como advogados(as), participam com mais dignidade e menos angústia dos atos processuais. No mesmo espaço, é disponibilizada uma estante com clássicos da literatura destinados aos públicos tanto jovem como adulto, para leitura enquanto se aguarda audiências e atendimento no balcão. Desde maio de 2018, a iniciativa “Jardins Ecossustentáveis” transforma materiais recicláveis em vasos para jardins suspensos e horta orgânica, compartilhada na parte externa do prédio da VT de Plácido de Castro”, destacou a magistrada.

Durante o evento, foram abordados temas que envolvem direito ao trabalho para povos originários, racismo ambiental, judiciário humanizado, trabalho decente, entre outras temáticas relevantes, como o papel da justiça itinerante e digital na inclusão de comunidades distantes na Amazônia. O evento foi transmitido pelo canal da EJud11 no YouTube

A conferência de abertura do evento foi feita pelo ministro Alexandre Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e presidente da ABDT. O evento foi uma oportunidade significativa para participação de estudantes de ensino médio e pós-graduação, servidores(as), magistrados(as), profissionais da área Jurídica e membros da sociedade em geral.  


Secom/TRT-14 (Texto: Naiara Silva - sob supervisão de Ana Lages)
Esta matéria é de caráter informativo. 
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

 

Compartilhar este post