TRT-14 lança novo canal de atendimento no WhatsApp

Notícia em Áudio

Ferramenta “TRT-14 na Palma da Mão” usa linguagem simples e tecnologia acessível para facilitar o acesso do cidadão à Justiça do Trabalho.  

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) lançou o “TRT-14 na Palma da Mão”, mais um canal de atendimento ao público via WhatsApp. A ferramenta que utiliza inteligência artificial (chatbot)  para oferecer informações e serviços da Justiça do Trabalho de forma prática, rápida e gratuita a todos, foi apresentada nesta quinta-feira (17/7), no auditório do Tribunal.

Com linguagem simples e acessível, o chatbot permite que qualquer pessoa consulte informações como:

  • Como entrar com uma reclamação trabalhista;
  • Como participar de audiências;
  • Como acompanhar o andamento de processos;
  • Como solicitar a inclusão de processos em pautas de conciliação, entre outros serviços.

Para usar o serviço, basta salvar o número (69) 3218-6321 na agenda do seu celular e iniciar a conversa. O acesso ao chatbot também está disponível no site do TRT-14, por meio do link: https://wa.me/556932186321.

O presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, destacou que a ferramenta democratiza o acesso à Justiça. “Essa ferramenta traduz o conhecimento jurídico complexo em linguagem simples, permitindo que as pessoas obtenham informações sem precisar consultar um advogado ou juiz. A Justiça precisa estar ao alcance de quem realmente precisa dela”, afirmou.

A gerente do projeto, juíza do Trabalho Sabina Helena Silva de Carvalho Rodrigues, ressaltou o acolhimento e a inclusão digital proporcionados pela iniciativa, fruto do trabalho conjunto com o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão. “Nosso objetivo é aproximar o Judiciário da sociedade, usando uma linguagem simples e compreensível a todos, independentemente de sua formação ou conhecimento jurídico. Esse projeto vai além da tecnologia: ele representa acolhimento e inclusão digital”, disse.

O “TRT-14 na Palma da Mão” faz parte de uma política institucional que reforça o compromisso do TRT-14 com o diálogo entre a Justiça e a sociedade, como parte das Diretrizes da Gestão 2025/2026, do Planejamento Estratégico Participativo (2021-2026), do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (CNJ) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

📱Junte-se à comunidade do TRT-14 no WhatsApp e receba em primeira mão notícias, eventos e muito mais! 📰


Secom/TRT-14 (Yonara Werri | Fotos: Luis Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post