4ª Vara do trabalho de Rio Branco supera meta e melhora produtividade nos processos de execução

A 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco confirma melhoras na produtividade nos processos em fase de execução e nos índices de acordos, em correição ordinária concluída no dia 3 de julho último, pelo presidente e corregedor regional do TRT da 14ª Região, Ilson Alves Pequeno Junior. 
 

De acordo com a ata correicional, comparando-se os anos de 2011 e 2012, foi observado que houve aumento da produtividade, passando de 17,82% para 20,81%. De igual modo, se compararmos o período mais recente, de junho/2012 a fevereiro/2013, com o período equivalente anterior, junho/2011 a fevereiro/2012, também constata-se aumento na produtividade, tendo se elevado de 12,73% para 18,93%. Na análise dos dados confirma-se que a 4ª VT de Rio Branco nº 17 de 2012 do CNJ, que consiste em "aumentar em 10% o quantitativo de execuções encerradas em relação a 2011".

Nos últimos 3 anos a 4ª VT de Rio Branco recebeu em média 1.337 processos por ano, e conta com dez servidores, porém já existe um edital de remoção aberto para os servidores da 14ª Região para preenchimento de mais uma vaga para melhor adequar a carga de trabalho, destaca o relato do Corregedor Regional.
 
Pequeno Junior, corregedor regional e presidente do TRT, parabenizou a equipe de servidores e magistrados da VT pela melhoria dos trabalhos com o uso de medidas criativas e eficazes objetivando o aumento da produtividade na fase de execução, e com isso reduzindo o estoque de processos, o que é fundamental para a Justiça Especializada de Rondônia e Acre.
 
Solucionados por acordo
 
Nos meses de dezembro de 2012, janeiro e fevereiro do corrente ano, a média de processos solucionados por acordo, em relação ao total de processos solucionados, foi de 44,92%, ao passo que no trimestre anterior (setembro, outubro, novembro/12) esse índice foi de 31,77%. 
 
E-Gestão
 
Sobre o refinamento dos dados para o sistema e-Gestão, o desembargador destacou o empenho que todas as unidades do Regional estão empreendendo, para tanto, o Comitê Gestor Regional do e-Gestão criou um grupo de de discussões internos com acompanhamento da Secretaria da Corregedoria Regional e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com suporte a todas as Varas e gabinetes dos desembargadores do Tribunal.
 
Opiniões
 
Os servidores da 4ª VT destacaram a prática inovadora e o caráter pedagógico da correição participativa, onde os erros são apontados, mas também são apresentados alternativas para solucionar possíveis equívocos que impactam a tramitação dos processos.
 
Acrescentaram que se trata de oportunidade para uma pausa, seguida de reflexão das rotinas da vara para que ocorram mudanças, com foco no acerto dos procedimentos da unidade, bem como que a correição participativa permite o conhecimento de cada setor da vara, levando a compreensão que se trata de um "todo", de que uma equipe, que só obtém o sucesso quando trabalham em conjunto. 
 
O Corregedor ressaltou que a correição participativa é permeada em critérios objetivos, porquanto os critérios e os formulários para coleta de dados e consequente confecção das atas são apresentados aos servidores.
 
Treinamentos
 
A correição participativa capacita os servidores com 20 horas de treinamento assistido, com ênfase no direito material e processual, agregando valor a ação, que pela receptividade dos servidores e magistrados espera-se que venha pra ficar, conclui o presidente e corregedor regional.
 
Das atividades participaram os servidores da 4ª VT de Rio Branco, o juiz Edson Carvalho Barros Junior, a diretora de secretaria Cláudia Moreira Quinto de Souza, além da equipe de apoio à corregedoria Charles Cezemer Pereira de Morais, José Hélio Santos e Guilherme Silva Ferreira.
 
Ascom/TRT14 (Celso Gomes) - Fotos: Corregedoria
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia (69) 3211 6371 e 9976-1235
 

Compartilhar este post