Campanha do CNMP para reduzir homicídios por motivos banais é destaque na Marcha pela Vida 2013

 
A campanha "Conte até 10. Paz. Essa é a atitude", criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), será uma das  principais bandeiras da Marcha Pela Vida 2013, que será promovida pelo  Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-INF), no dia 30 de agosto, a partir das 16 horas, com concentração na Praça Aluísio Ferreira, passando pelas ruas centrais de Porto Velho, com previsão de chegada na Praça Madeira-Mamoré, onde serão realizadas diversas atividades culturais.
 
A campanha "Conte até 10" tem o objetivo de conscientizar a sociedade de que muitos homicídios são cometidos por impulso, em momentos de nervosismo e raiva, seja no trânsito, em bares ou mesmo dentro de casa. A iniciativa é do CNMP em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia.
 
Além de levantar a bandeira da campanha "Conte até 10", a Marcha pela Vida terá novamente como parceiro o Tribunal Regional Eleitoral, com o objetivo de dar o enfoque ao voto consciente. Outra demanda que novamente será incentivada, em razão do alto índice de acidentes de trânsito, será a importância da Direção Defensiva, tendo a parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).
 
A marcha contará com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, Grupo Kids da Igreja Metodista Wesleyana - Dança e show de pirofagia; boneco "Didico", manuseado pela artista bonequeira "Vavá de Castro", do Detran; Grupo EPA ? Ei, Pare, Atenção! ? apresentação de peça teatral, durante e ao final da marcha, e animação de Tico Marinheiro, profissional do SESC RO.
 
Alguns órgãos também já confirmaram presença, a exemplo do Detran, TRT14, TRE, MPF, TJ, TCE, DPE, Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho. Estão colaborando ainda com a divulgação da caminhada o Sindicato dos Bancários, Associação Comercial, Colégio Adventista, Academia Inove Fit, SESC, Sindicato das Escolas e Faculdades Particulares, Arquidiocese de Porto Velho, Igreja Wesleyana e Porto Velho Shopping.
 
A proposta de realizar a Marcha pela Vida surgiu durante uma reunião com o poder público, em 2011, a respeito do Tratamento de Drogadição, que ocorreu no mês de novembro do mesmo ano. A campanha teve uma adesão e visibilidade importantes na capital e também em Ariquemes e Costa Marques em 2011 e Machadinho do Oeste em 2012, tornando-se, desde então, uma campanha permanente do Ministério Público do Estado de Rondônia, prevista para ocorrer anualmente.
 
Proposta de Paz
 
A Marcha pela Vida tem como proposta uma vivência de paz, saúde, felicidade e responsabilidade, valores que protegem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de situações de risco. Busca-se com a Marcha criar uma mobilização para educação e conscientização para que a prevenção de todas as formas de violência através da prática dos fatores de proteção seja a missão diária de cada cidadão. Difusão dos direitos fundamentais da pessoa humana e promoção do engajamento social em sua defesa também fazem parte dos objetivos.  Para o Ministério Público, a marcha é apenas um ato simbólico, mas o processo de mobilização, articulação e estreitamento da relação do Estado com a sociedade e entre as instituições públicas talvez seja o maior resultado da iniciativa.
 
Fonte: Ascom MPRO

Compartilhar este post