Comunicadores de seis instituições do sistema de justiça representaram Rondônia no Combrascom 2017

Os profissionais de Comunicação do sistema de Justiça de Rondônia participaram do XIII Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça, realizado entre os dias 28 e 30 de junho, na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (ESMAL), em Maceió (AL), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ)
 
Além do assessor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), representaram o sistema de Justiça de Rondônia os assessores de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual (MPE), do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
 
Os congressistas acompanharam os painéis e participaram de oficinas e reuniões setoriais, oportunidades em que reuniu mais de 200 assessores de comunicação de diversos ramos da justiça, defensorias públicas, OABs, Ministério Público do Trabalho, Justiça Federal e Ministérios Públicos Federal, Tribunais Superiores e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), dentre outros.
 
Prêmio nacional
 
Em Maceió aconteceu também a entrega do XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, com 14 categorias que contemplam diversos formatos e visa valorizar a criatividade e  produção na área da comunicação pública pautadas na visão estratégica e alternativa para levar à sociedade a melhor comunicação da Justiça.
 
Estratégia
 
O foco do Conbrascom em 2017 foi debater o planejamento de uma Comunicação estratégica no sistema de Justiça. Com o tema "Gestão da Comunicação: da rotina operacional à dimensão estratégica", o evento reuniu profissionais renomados do cenário público e privado da Comunicação nacional em painéis e oficinas que instigaram os congressistas a realizarem um planejamento mais ousado e trabalharem junto às suas instituições a posição estratégica que a Comunicação deve ter.
 
Na abertura, realizada na noite do dia 28, a Justiça do Trabalho esteve representada na mesa pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargador James Magno Farias, presidente também do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs ¿ Coleprecor. 
 
O magistrado, que é jornalista, acredita que a informação proporciona meios de preservar os direitos dos cidadãos. "É importante que a Justiça, a Defensoria Pública e o Ministério Público sejam instituições dotadas desses mecanismos de comunicação. Vivemos uma fase em que a comunicação é indispensável, a sociedade precisa saber como o Judiciário, Ministério Público agem, saber a importância da Defensoria Pública e principalmente em um país em que temos necessidade de informação", afirmou.
 
A programação, que seguiu durante os dias 29 e 30, contou com o jornalista e relações-públicas Jorge Duarte, falando sobre o tema principal; os jornalistas Wilson da Costa Bueno e Adryana Almeida seguiram no painel com tema "Comunicação organizacional: O que falta para que alcancemos a dimensão estratégica?"; Larissa Magrisso, da W3haus, falou no painel "Fazendo gestão de conteúdo em comunicação organizacional"; Vladimir Netto, repórter da Rede Globo e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), fez palestra com tema "Bastidores da Lava-jato: redes sociais e o pronunciamento das fontes no caso de maior repercussão do Brasil"; e as jornalistas Anna Gomide e Viviane Mansi foram as integrantes do painel "Como gerir adequadamente o relacionamento com os públicos de interesses". Entre as oficinas, três temas foram trabalhados: Facebook, Storytelling e Design Thinking.
 
Na última tarde do Conbrascom, foram realizadas as reuniões setoriais, nas quais assessores reúnem-se de acordo com a instituição da qual faz parte com vistas a fazer deliberações que vão constar na Carta final do evento, lida posteriormente na plenária. 
 
Na setorial da Justiça do Trabalho que contou com a participação de todos os TRTs, CSJT e TST, discutiu entre outros assuntos, realização de campanhas nacionais de fortalecimento da Justiça do Trabalho por meio de ações conjuntas e produção compartilhada.
 
Também ficou definida, na plenária, a data de 20 a 22 de junho de 2018 para a realização do XIV Conbrascom, que será sediado em Cuiabá, no Mato Grosso.
 
Na noite de sexta-feira (30), foram relevados os vencedores do Prêmio Nacional, além do grande prêmio eleito pelo Juri Popular.
 
 
Vídeo dos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (AQUI)
 
 
 
Ascom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte

Compartilhar este post