Estagiários recebem palestra sobre a "Saúde Mental no Trabalho"

 
Os estagiários do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), que abrange os estados de Rondônia e Acre, participaram na quinta-feira (26/04) de uma palestra sobre "Saúde Mental no Trabalho", ministrada pelo psicólogo do Regional, Luiz Augusto Freitas Guimarães. A palestra é uma das ações da programação da Campanha de Prevenção de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais, o "Abril verde".
 
A chefe do Núcleo de Assistência à Saúde do TRT14, Tais Betania Fusinato, destacou que a escolha do tema se deu por conta de atualmente os transtornos psiquiátricos serem os grandes vilões do adoecimento e responsáveis pelo maior número de afastamentos ao trabalho no TRT, conforme informações do próprio Núcleo.
 
"A saúde mental é pouco discutido e por isso decidimos abordar sobre esse tema, em busca de esclarecer e trazer mais informações. Trouxemos as principais causas, sintomas e patologias para os estagiários, uma vez que eles sofrem com a grande pressão e insegurança em relação ao mercado de trabalho que está cada vez mais escasso", afirmou Fusinato.
 
Durante a palestra, Luiz Augusto procurou contextualizar o atual momento econômico e social e as consequências de se viver em tempos de intensas e velozes transformações, de incertezas quanto à inserção no mercado de trabalho, de retrocesso de conquistas sociais e trabalhistas, de forte apelo ao consumo e a aparência, de preconceito exacerbado com questões de gênero, apresentando os principais transtornos psiquiátricos com seus sinais e sintomas.
 
O psicólogo também ressaltou que a qualidade da saúde mental contribui no trabalho de modo que ela fica mais produtiva e se sente mais realizada. "Palestras como essa são essenciais aos estagiários, pois eles são pessoas que estão inseridos no ambiente de trabalho. Ao se submeter a um processo seletivo eles estão demonstrando interesse de estar neste meio e assim estão contribuindo para si e para sociedade que ele está inserido", ressaltou.
 
Para a estagiária Ingrid Nascimento, falar sobre esse assunto para um público que pouco discute sobre essa questão é essencial, porém ressaltou que fazer a integração entre o supervisor e o estagiária deve ser levado em consideração. "Estou lotada em uma Vara do Trabalho e o ambiente muitas vezes é sobrecarregado, lidamos com o público e por isso servidores e estagiários precisam ter uma atenção maior quando se trata de saúde mental", comentou.
 
A vida dupla de estudante e estagiário foi apontado pela estudante Rebeca Oliveira como uma situação que necessita de atenção. "Para nós estagiários que temos que conciliar a faculdade com o trabalho nos coloca em uma situação muito sobrecarregada e essa palestra é muito importante, até pra gente reconhecer o que a gente está passando e, assim, buscar ajuda".
 
A Seção de Assistência Psicossocial salientou que o serviço de saúde do TRT também está à disposição para orientações e encaminhamentos.
 
CLIQUE AQUI para conferir os contatos das instituições que prestam esse tipo de atendimento como os Centro de Atenção Psicossocial - CAPs e Clínicas de Psicologias de faculdades de Porto Velho.
 
Secom/TRT14 (Rayane Medeiros | Supervisão: Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte

Compartilhar este post