Implantação de Prova de Vida Digital no TRT-14 tem boa adesão de aposentados e pensionistas
A sua efetividade foi reconhecida pela equipe do Ministério da Inovação do Executivo Federal.
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, (RO/AC) anunciou a boa adesão à implantação da prova de vida digital. Essa inovação que utiliza reconhecimento facial e o aplicativo GOV.BR, tem se mostrado eficaz para a atualização cadastral de aposentados e pensionistas.
O recadastramento anual dos magistrados e servidores aposentados e dos pensionistas do TRT-14 ocorreu no período de 8 de março a 8 de abril de 2024, em duas etapas: a prova de vida e atualização cadastral. A prova de vida pôde ser feita por meio do aplicativo gov.br, presencialmente ou remotamente via balcão virtual, utilizando o sistema informatizado Prova de Vida TRT-14. No total 434 beneficiários realizaram o recadastramento.
A ferramenta Prova de Vida do TRT-14 foi desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas. Sua efetividade foi reconhecida pela equipe do Ministério da Inovação do Executivo Federal, destacando o avanço tecnológico em relação às funcionalidades disponíveis no sistema gov.br.
A prova de vida é obrigatória e deve ser executada anualmente como condição necessária para a continuidade do recebimento dos proventos. A SGEP complementa esta ação utilizando mensalmente o sistema CRC-JUD e o robô in memoriam, por meio dos quais realiza pesquisa automatizada de óbitos. Estão em andamento estudos para avaliar a possibilidade de se adotar uma solução semelhante para consulta à plataforma SERp-JUD, recentemente disponibilizada pelo CNJ.
Secom/TRT14 (Yonara Werri)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.